Cynthia Lummis, senadora republicana e ardente defensora da criptografia, está mostrando cautela em relação a stablecoins. Ela disse recentemente que eles precisam ser respaldados em dinheiro e regularmente auditados.
Garantindo Reservas Stablecoins Adequadas
A senadora expressou sua opinião em um discurso no plenário do Senado nesta quarta-feira. O discurso cercou as visões gerais de Lummis sobre o CBDC e stablecoins, antes do relatório do Federal Reserve sobre o assunto.
Lummis reconheceu que stablecoins permitem pagamentos mais rápidos entre pessoas e empresas do que dólares reais. Ela diz que promovem inclusão financeira e novas oportunidades de mercado.
No entanto, ela também disse que eles apresentam “novos riscos” para a economia, principalmente a necessidade de um apoio confiável.
“Os Stablecoins devem ser 100% garantidos por caixa e equivalentes de caixa e devem ser auditados regularmente. Estou preocupada com o fato de que alguns stablecoins nem sempre são totalmente garantidos por ativos apropriados de maneira transparente.”
Lummis também disse que as stablecoins precisam “cumprir a lei anti-lavagem de dinheiro e sanções”. Como solução, ela sugeriu que as criptomoedas podem precisar ser emitidas apenas por “instituições depositárias, fundos do mercado monetário ou veículos semelhantes”.
Uma preocupação prioritária para reguladores
Os Stablecoins assumiram a vanguarda como uma preocupação regulatória primária nos Estados Unidos. O senador Warren Davidson, outro defensor da inovação em criptomoedas, admitiu que stablecoins podem atender à definição de segurança.
Embora as stablecoins não prometam lucro aos titulares, elas fornecem a manutenção de um valor específico. Isso apresenta a necessidade de uma auditoria completa das reservas da empresa, como sugere Lummis.
Os reguladores direcionaram muito ceticismo em relação ao Tether, o stablecoin líder no mercado no momento. A empresa divulgou repetidamente auditorias de suas reservas para confirmar o apoio suficiente.
No entanto, essas ‘auditorias’ geralmente carecem de informações específicas o suficiente para inspirar confiança nos reguladores e na comunidade de criptografia, e também não conseguiram produzir um relatório independente de terceiros.
Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários, continua a defender a regulamentação da moeda estável. Em uma entrevista na semana passada, ele se referiu a elas como “fichas de pôquer nas mesas de jogo do cassino”.
LEIA MAIS: SEC adia prazo para decisão sobre aprovação de ETF Bitcoin