Ícone do site Criptonizando

Taproot, a maior atualização do Bitcoin em 4 anos, entra em funcionamento

Bitcoin superou o mercado de ações 8 vezes nos últimos 10 anos-criptomoedas

A rede Bitcoin fez história hoje quando a sua atualização mais ambiciosa em 4 anos, o Taproot, foi ao ar no bloco 709.632, no domingo, 14 de novembro de 2021.

A implementação é um marco para o Bitcoin, considerando que Taproot é a primeira atualização significativa na rede desde agosto de 2017, após os desenvolvimentos da Lightning Network e do Segregated Witness (SegWit).

Enquanto a SegWit e a Lightning Network se concentram em fazer transações mais rápidas e baratas, o Taproot traz muito mais do que apenas melhorar a escalabilidade e reduzir taxas. Conforme explicado anteriormente, a atualização mais recente visa aumentar a privacidade e a segurança do protocolo.

O Taproot traz Assinaturas Schnorr para reduzir alguns dos encargos na rede enquanto melhora a simplicidade, eficiência e segurança. Ele cria uma espécie de chave mestra para resumir um conjunto de assinaturas em uma única. Isso torna possível realizar transações de múltiplas entradas com várias assinaturas (UTXI) de forma muito mais fácil, rápida e econômica.

Contratos Inteligentes

Além disso, o Taproot visa melhorar a linguagem de script do Bitcoin por meio do conceito de Merkelized Abstract Syntax Tree (MAST). Isso abre a porta para recursos de contrato inteligente na rede, levando a uma adoção ainda maior.

“O (MAST) pode ajudar a tornar os contratos inteligentes mais eficientes e privados, revelando apenas as partes relevantes do contrato ao gastar”, de acordo com Taproot.watch, um site dedicado para a atualização gerenciado pelo desenvolvedor de Bitcoin Hampus Sjöberg.

Sjöberg acredita que o “Taproot é um soft fork de 100 anos” que “irá, a longo prazo, produzir um blockchain mais fungível e robusto”.

O Bitcoin é um protocolo descentralizado que requer um processo de aprovação para que qualquer atualização em toda a rede possa ser implementada. Como tal, os mineradores e pools de mineração usaram um método para chegar a um consenso e coordenar a implantação do Taproot.

O Speedy Trial envolveu a sinalização de mineradores para a implantação em seu bloco. Para travar o upgrade para a ativação, 90% dos blocos têm que sinalizar, o que foi alcançado pelo Taproot em junho, conforme relatado.

Leia mais: Twitter vai ter uma equipe dedicada para aplicações descentralizadas

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile