Ícone do site Criptonizando

“Tesla e Bitcoin tem mais em comum do que você pensa”, afirma Nobel Paul Krugman

Paul Krugman

Paul Krugman, que ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2008, publicou um artigo de opinião no New York Times na terça-feira sobre Tesla e sua correlação com o Bitcoin.

Segundo Krugman, “Tesla e bitcoin podem ter mais em comum” do que as pessoas imaginam.

O economista explicou que megacorporações como Apple, Microsoft e Amazon mantiveram seu domínio porque essas empresas “se beneficiam de fortes externalidades de rede – falando livremente, todo mundo usa seus produtos porque todo mundo usa seus produtos”.

No entanto, “é difícil ver o que daria à Tesla um domínio de longo prazo no negócio de veículos elétricos”, descreveu Krugman. 

“Onde estão as poderosas externalidades de rede no negócio de veículos elétricos? A produção de veículos elétricos simplesmente não parece um negócio de externalidade de rede”.

Krugman continuou:

“É difícil explicar a enorme valorização que o mercado colocou na Tesla antes da queda [de preço], ou mesmo de seu valor atual.”

Ele acredita que é porque “os investidores se apaixonaram por um enredo sobre um inovador brilhante e legal”, se referindo a Elon Musk.

“As vendas da Tesla certamente dependeram, pelo menos em parte, da percepção de que o próprio Musk é um cara legal”.

Descrevendo um paralelo entre Tesla e Bitcoin, o economista detalhou:

“Apesar de anos de esforço, ninguém ainda conseguiu encontrar um uso sério para a criptomoeda além da lavagem de dinheiro. 

Mas os preços, no entanto, dispararam com o hype e ainda estão sendo sustentados por um grupo radical de verdadeiros crentes.”

“Algo semelhante certamente aconteceu com a Tesla, embora a empresa realmente faça coisas úteis”, concluiu Krugman.

No momento da redação deste artigo, as ações da Tesla caíram 70% no acumulado do ano, enquanto o preço do bitcoin caiu 65% durante o mesmo período.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile