Ícone do site Criptonizando

Tesla interrompe pagamentos em Bitcoin e mercado desaba

elon-musk-tesla-bitcoin-criptomoedas-comprar-investir-twitter

A Tesla Motors, montadora de carros elétricos chefiada pelo bilionário Elon Musk, surpreendeu na noite de ontem ao anunciar a suspensão dos pagamentos em Bitcoin para a compra dos produtos da empresa.

O anúncio provocou um verdadeiro mar vermelho no mercado de criptoativos, com o Bitcoin caindo mais de 12%. Moedas que utilizam proof of work, a tecnologia de mineração do BTC, tiveram quedas mais acentuadas.

Fonte: Crypto Quantify.

Em consequência, todo o mercado de criptomoedas sofreu com uma forte queda. A motivação da empresa está relacionada às  questões ambientais e ao alto consumo de energia para funcionamento da rede BTC. 

“Sobre o rápido uso crescente de combustíveis fósseis para mineração e transações de bitcoin, especialmente carvão, que tem as piores emissões de qualquer combustível […] 

Criptomoedas são uma boa ideia em muitos níveis e acreditamos que ela tem um futuro promissor, mas isso não pode ter um grande custo para o meio ambiente.”

Apesar do anúncio, a Tesla afirmou que não pretende vender a sua reserva bilionária em Bitcoin. Vale ressaltar que a empresa vem lucrando mais com a posse dos seus bitcoins do que com a venda de carros.

Em resposta, Michael Saylor, CEO da MicroStrategy, empresa que realizou a compra de mais de 90 mil btc, e um dos responsáveis por convencer Elon a comprar a criptomoeda, disse em resposta:

“Irônico porque nenhuma energia incremental é usada em uma transação de #bitcoin. A energia é usada para proteger a rede de cripto-ativos, e o impacto líquido no consumo de combustível fóssil ao longo do tempo será negativo, considerando todos os fatores.”

A Tesla e as criptomoedas

A empresa afirmou que não está desistindo do mercado de criptomoedas, e que está estudando outros projetos que sejam mais amigáveis ao meio ambiente.

“A Tesla não venderá nenhum bitcoin e pretendemos usá-lo para transações assim que a mineração fizer a transição para uma energia mais sustentável. Também estamos analisando outras criptomoedas que usam menos de 1% da energia/transação do Bitcoin.”,

Qual sua opinião sobre a decisão da Tesla? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Facebook e instituições podem anunciar compra de Bitcoin em breve, afirma CEO da CryptoQuant

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile