Think Tank aponta para riscos de lavagem de dinheiro com NFT

FinCEN Files O escândalo de lavagem de dinheiro expondo bancos do mundo inteiro

O Royal United Services Institute (RUSI) publicou um relatório avaliando os riscos de lavagem de dinheiro inerentes ao mercado de NFT, questionando se a crescente mania da arte digital se tornou uma “nova fronteira” para a lavagem de dinheiro.

“Para começar, os NFTs são geralmente comprados com criptomoedas em mercados online. As criptomoedas são rotineiramente exploradas para fins maliciosos, como ofuscar a fonte de receitas criminais e, apesar das transações serem rastreáveis, atores criminosos mais sofisticados usam uma variedade de técnicas para interromper as investigações pelas autoridades policiais ”, diz o relatório RUSI.

A instituição também afirma que os NFTs (Tokens Não Fungíveis) podem ser explorados por lavadores de dinheiro de maneira semelhante ao mercado de arte tradicional.

“Atores criminosos podem invadir contas de usuário em mercados NFT e transferir NFTs para suas próprias ações. Depois de transferir os NFTs, o hacker pode vender rapidamente os tokens roubados e tentar lavar o produto ”, afirmou.

A RUSI também afirma que o aspecto desses tokens digitais também cria espaço para “outros riscos novos”. Isso inclui criadores que “escondem” informações dentro dos tokens, ou que, em teoria, podem ser sobre vulnerabilidades de software. 

Logo, os NFTs poderiam então ser usados como “o mecanismo de transferência para compartilhar essas informações entre duas partes criminosas”. 

Como maneira para coibir a lavagem de dinheiro, o RUSI solicita que a estrutura regulatória de vigilância e controle estatal aplicada às criptomoedas em exchanges “possa ser aplicada” a casas de leilão online para NFTs.

“Uma linha de base precisa ser definida para as empresas que desejam se concentrar na indústria de NFT. Um sistema de políticas de ‘conheça seu cliente’ (KYC) e monitoramento contínuo, semelhantes aos usados ​​no mercado de arte tradicional e em exchanges de criptomoedas compatíveis, precisa ser implementado ”, afirmou.

O Think Tank também inclui a criação de um registro de NFTs roubados ou fraudulentos, que imita o Art Loss Register no mundo da arte tradicional. Além do mais, a RUSI não é a única organização britânica ciente dos riscos de lavagem de dinheiro associados a esses tipos de tokens.

No início deste ano, um porta-voz da Unidade de Artes e Antiguidades da Polícia Metropolitana de Londres disse que eles estavam “muito conscientes” desses riscos e que a tecnologia blockchain “permite que os proprietários beneficiários finais ocultem sua identidade”, disse o porta-voz.

O mercado de NFTs se tornou uma verdadeira mania no ano de 2021, com o setor movimentando bilhões de dólares com a venda dos colecionáveis digitais.

Qual sua opinião sobre os NFTs? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: “É um acéfalo”, afirma presidente de El Salvador sobre inflação à Jerome Powell

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 14, 2025

Primeira Bolsa de imóveis tokenizados do mundo será lançada no Brasil

Escrito por Thiago Barboza
memecoins
icon maio 15, 2025

NEIRO explode 270%: ela pode flipar a DOGE em 2025?

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 16, 2025

USDT bate recorde de oferta e deve crescer 600% até 2030

Escrito por Thiago Barboza