Ícone do site Criptonizando

Token anticorrupção é a mais nova solução para a transparência das finanças públicas

Presidente do Banco Central do Brasil define os últimos detalhes do Real digital

Já pensou ter ao alcance de poucos cliques todas as informações relacionadas à finanças públicas? Um token anticorrupção está chegando no mercado e promete revolucionar os princípios de transparência governamental do país.

A nova solução em blockchain está em desenvolvimento acelerado graças ao financiamento aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Bem como, pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do  Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e pela Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio).

O GOV Token está sendo criado pela Investtools, empresa carioca de soluções tecnológicas para o mercado financeiro. O mesmo tem como projeto piloto o BNDES Token. A novidade permitirá que informações criptografadas contem com registros em ordem cronológica, de forma descentralizada, rastreável e imutável. 

Ou seja, qualquer tentativa de fraude será bloqueada. Além disso, todos os usuários poderão conferir todas as informações inseridas nesta blockchain.

Proposta do token anticorrupção

O GOV Token tem como proposta fazer o registro, em blockchain, dos recursos liberados por uma entidade pública. Portanto, o processo acontecerá por meio da emissão de tokens, que atuam como representações eletrônicas de uma quantia em dinheiro.

Com isso, é possível rastrear tudo o que é feito com determinado recurso: quem o emitiu, quem o recebeu, sua utilização. A inovação do item fica por conta da sua dificuldade de fraudar as informações gravadas. Ou seja, fica impossibilitado qualquer desvio de verba no meio do processo.

Para o diretor de tecnologia da Faperj o projeto tem uma grande importância no âmbito social.

“Quando falamos de inovação, focamos em inovação de base científica e tecnológica, que  levam em consideração necessidades reais da sociedade. O projeto GOV Token traz uma  questão muito relevante para a nossa sociedade hoje, de combate à corrupção e  preservação da segurança da informação.”

Desenvolvimento do GOV Token

Portanto, com a aprovação do crédito, a Investtools irá expandir ainda mais a sua equipe de colaboradores especializados em blockchain. O objetivo é executar o projeto de maneira mais precisa e rápida.

O desenvolvimento da primeira versão deve acontecer durante este primeiro semestre de 2021. O objetivo é que, neste período, negociações com administrações e entidades públicas aconteçam. Assim, a expectativa é que até a metade do segundo semestre deste ano o token anticorrupção seja implementado.

Sobre a Investtools

A Investtools é uma techfin, situada no Instituto Gênesis, da PUC-RIO. Reconhecida por oferecer soluções tecnológicas ao mercado financeiro, a empresa é sócia da Grana  Capital, que oferece um aplicativo de cálculo e gestão de Imposto de Renda para investidores na Bolsa. Além disso, também é socia da Blockchain Studio, iniciativa educacional e de consultoria sobre a tecnologia blockchain.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile