Ícone do site Criptonizando

Trade: 10 dicas para manter a sanidade negociando criptomoedas

bitcoin-criptomoedas-moedas-digitais-comprar-investir-como-fazer-método-dicas-técnica

Negociar criptomoedas pode ser uma prática muito lucrativa, mas também muito estressante. Enquanto o mercado de ações funciona em dias e horários determinados, as operações com moedas digitais estão sempre ativas.

Como já é de se esperar, não é fácil se empenhar nos investimentos e manter o restante da vida em equilíbrio quando se trata de um mercado que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano.

Criptonizando já deu diversas dicas sobre como fazer trade, garantir a segurançaerros comuns de iniciantes tipos de negociação com criptomoedas.

Mas então, como fazer para não surtar no meio do almoço de domingo pensando nos criptoativos que poderia comprar caso o mercado decida entrar em colapso bem naquele momento, ou no dinheiro que poderia ganhar vendendo seus Bitcoins em meio à uma alta inesperada?

É, proteger sua saúde mental pode se tornar um desafio se você mergulha no universo de investimentos e trading de criptomoedas. É por isso que selecionamos 10 dicas para manter a sanidade neste cenário:

1- Defina seu horário de negociação

O mercado funciona sem pausa, mas isso não necessariamente precisa se aplicar à você e, sinceramente, não deveria, pois essa não é uma opção saudável.

Scott Melker, também conhecido pelo pseudônimo The Wolf of All Streets, afirma que trata a prática de trading “como um negócio” e opera somente entre 9h e 17h. Depois deste horário, janta, coloca os filhos na cama e vai viver sua vida.

2- Tenha um plano e vá até o fim

É preciso ter disciplina e controle para traçar um plano e seguir com ele até o final, mesmo quando os gráficos não estão acompanhando o planejado.

O ideal, segundo Bobby Cho, sócio da CMS Holdings, é estudar o negócio e fazer anotações sobre ele, incluindo questões como o perfil de risco, recompensa da operação, o que se está disposto a fazer na negociação e o que se pode perder.

Melker planeja suas negociações com antecedência, cria seus pontos de entrada e saída e, em seguida, ignora o gráfico, pois está “nas mãos dos Deuses Negociantes”, segundo ele. Depois disso, ele se afasta e segue sua vida.

3- Controle as emoções

A partir do momento que você “limita” o seu potencial de perdas e ganhos, é menos provável que você aja com impulsividade, cedendo à emoção, aponta Cho.

“O maior erro que as pessoas cometem é mudar emocionalmente seus planos, no meio do comércio”, afirma Melker.

É preciso manter a neutralidade para não perder para o medo, assim como para a arrogância, ganância ou até mesmo autoflagelo, ressalta Kevin Zhou, principal trader da Galois Capital.

Ao se deparar com uma perda, é possível encará-la como uma oportunidade de aprendizado e fazer uma análise fria sobre a situação, analisando os possíveis erros e traçando uma nova estratégia.

4- Faça pausas durante o dia

Com toda a intensidade das operações, é muito fácil ignorar outras atividades diárias, como responsabilidades e até mesmo o autocuidado. Por isso, importante tirar um tempo longe do smartphone, computador e gráficos.

“Existe um mundo inteiro fora das criptomoedas”, ressalta Cho.

5- Divida seu tempo sabiamente

Falando em mundo fora dos gráficos e operações, não se deve esquecer de dividir bem o seu dia, separando tempo para outras tarefas – principalmente aquelas que ajudam a aliviar a tensão.

Brincar com os filhos, levar o cachorro para passear, fazer as compras, limpar a casa, assistir a um documentário, se alimentar e até mesmo tirar um cochilo vai ajudar a manter a saúde mental em dia.

6- Não coloque muita pressão financeira nas negociações

Se torna mais difícil tomar decisões quando você sabe que cada passo errado pode tirar o seu sustento. Assim, fica fácil ser carregado pelas emoções e acabar tomando uma decisão precipitada.

“Tire a pressão com múltiplos fluxos de renda. É útil se você não precisar fazer negócios de US$ 1.000 por dia”, aconselha Melker.

7- Se exercite

Embora essa seja uma dica óbvia, a maioria das pessoas pode subestimá-la. É essencial se exercitar para manter a saúde física e refrescar a cabeça.

8- Cultive outras prioridades

Como já dissemos anteriormente, existem outras coisas além das negociações. Imagine que, se você faz trade para ter mais dinheiro e, consequentemente, aproveitar uma vida mais tranquila, passar o dia todo na frente do computador vai contra os seus próprios ideais.

Vale a pena tirar um tempo para se dedicar totalmente a ler aquele livro que está há meses na mesa esperando para ser aberto, estar com a família, amigos, estudar, se divertir e descansar.

9- Esqueça o telefone

Hoje em dia é difícil para muitos até ir ao banheiro sem o celular, mas pelo bem da sua sanidade, esqueça o telefone quando estiver dando atenção à outras áreas da sua vida.

As notificações de preço e mudanças no gráfico sempre estarão lá, mas quando se afastar, faça isso completamente e volte mais tarde pronto para um novo round.

10- Programe seus estudos

Sabemos que é importante estar atento ao mercado, mas, da mesma forma, é preciso separar um tempo específico para consumir conteúdo e aprender mais sobre a teoria e novas técnicas.

Assim você não fica preso apenas ao que já sabe, mas também não se enrola durante o dia tentando aprender enquanto observa os gráficos e lança ordens de negociação.

As dicas mencionadas no texto foram inspiradas em um artigo da Coindesk.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile