Donald Trump se tornou um dos mais notáveis apoiadores do mercado de criptomoedas nos últimos meses. Desde o começo do ano, o ex-presidente dos Estados Unidos tem declarado apoio explícito ao setor, especialmente com a chegada da corrida eleitoral.
Mais recentemente, David Bailey, CEO da Bitcoin Magazine, afirmou que Trump está vendendo imóveis para comprar bitcoin:
“Há muitas pessoas na órbita de Trump que são fãs de bitcoin. Há membros da família dele que são fãs de bitcoin. Donald Trump vendeu imóveis por bitcoin.”
Bailey não deu mais detalhes sobre o investimento. Na declaração de patrimônio, Trump declarou apenas US$ 5 milhões em Ether (ETH), bem como US$ 7 milhões em lucro através da venda de NFTs.
Bailey se encontrou com Trump e com outros líderes da indústria durante sua corrida eleitoral. Quando se conheceram, Trump perguntou ao executivo se o Bitcoin poderia ser usado para resolver o problema da dívida dos EUA:
“[…] Quando nos conhecemos, a primeira coisa que ele me perguntou foi: ‘Ei, o bitcoin pode fazer alguma coisa em relação à dívida de 35 trilhões de dólares?’ Eu pensei, temos algumas ideias, mas não vamos falar sobre isso na primeira reunião.”
Em entrevista à Fox Business, Trump afirmou:
“Quem sabe, talvez nós paguemos nossos $35 trilhões, entreguemos a eles um pequeno cheque de cripto, certo? Nós entregaremos a eles um pequeno Bitcoin e limparemos nossos $35 trilhões.”
Trump participou também da conferência Bitcoin 2024 em Nashville, onde fez um discurso entusiasmado sobre o setor. Trump prometeu criar uma reserva estratégica de BTC para os Estados Unidos com as mais de 200 mil moedas apreendidas pelo governo.
Grande parte destas moedas vieram de apreensões contra o extinto mercado ilícito Silk Road. O Silk Road foi operado por Ross Ulbricht, que foi condenado à prisão perpétua. Uma das promessas de Trump também é libertar Ross, que está a mais de 10 anos preso.