Conforme os conflitos bélicos avançam no território ucraniano e a internet convencional vem se tornando cada vez menos confiável, com quedas e interrupções constantes, formas alternativas para realizar transações de Bitcoin (BTC) vêm sendo desenvolvidas.
Uma rede mesh é uma topologia de rede de comunicação local que permite que os periféricos se conectem diretamente uns aos outros de maneira colaborativa, não hierárquica, permitindo a transmissão de dados.
Por sua vez, os engenheiros e programadores ucranianos estão se juntando para construir uma rede mesh que permita a transmissão de transações de bitcoin mesmo sem acesso à internet, que vem sendo afetada pela guerra.
“Criamos um fundo dedicado para suporte de infraestrutura de rede #Ukraine #internet, móvel e #mesh ; desenvolvimento de métodos alternativos de pagamento e mensagens baseados em #bitcoin – e #lightning
Doações em BTC: bc1qflh4hlc6z6ke25ksv4g8t9gac740xsv6zvprr33cqxvv3l703xksmfnl2j “
Uma transação de bitcoin é simplesmente um conjunto de informações contendo, dentre outras coisas, a assinatura da chave privada do endereço de envio, e que pode facilmente ser feita mesmo sem acesso à internet.
Porém, para que a transação seja processada e registrada na timechain -como diria o próprio Satoshi Nakamoto-, é necessário que a transação seja transmitida para os demais nós da rede.
Normalmente, esta comunicação é feita através da internet convencional. Contudo, qualquer meio de comunicação, como rádio ou telégrafo são capazes de transmitir o arquivo da transação para um nó com acesso a internet.
Alguns brasileiros exploraram bem este recurso ao enviar uma transação de bitcoin via rádio por código morse utilizando a lua como um refletor natural.
Leia mais: Brasileiros enviam Bitcoin através da lua antes de Elon Musk, entenda
Em uma situação onde não há internet, após o arquivo da transação ser enviado por alguma rede alternativa, como sinais de rádio, o arquivo deve chegar a algum nó com acesso a internet, e em seguida ser retransmitindo para toda a rede.
É exatamente isto que estão construindo na Ucrânia neste exato momento, como uma forma para permitir que usuários façam normalmente transações de bitcoin.
Esta é provavelmente a primeira grande aplicação de uma rede mesh para transações de bitcoin em uma situação real de necessidade.
A maioria das tentativas até então foram simplesmente provas de conceito, capazes de demonstrar que a tecnologia é de fato viável e possível.
O governo de El Salvador no ano passado, quando apresentou ao mundo a sua intenção de se integrar ao Bitcoin, anunciou que satélites seriam direcionados para o país com intuito de permitir transações de btc sem internet.
Até o momento, não houveram mais informações sobre o projeto, que deve ser implementado nos próximos anos.
Leia mais: Lugano, na Suíça, segue El Salvador e adota Bitcoin como moeda legal