Ícone do site Criptonizando

Um recado importante no último bloco minerado antes do halving do bitcoin

bitcoin-bitcoin-halving-preço-alta-investir-criptomoedas-notícias-preço-mensagem-secreta-halving-preço-alta-investir-criptomoedas

O halving do bitcoin finalmente aconteceu nesta segunda-feira (11), mas o último bloco minerado antes do evento mais esperado do ano pelos cripto entusiastas carregava uma mensagem secreta.

Este é o terceiro halving desde a criação do bitcoin, e dessa vez o corte pela metade da recompensa aos mineradores foi de 12,5 para 6,25 BTC, quando a rede atingiu o 630.000 bloco às 16:23 (horário de Brasília).

Contudo, o bloco 629.999 continha uma mensagem secreta, remetendo às origens do bitcoin, a primeira criptomoeda do mercado.

“NYTimes 09/Apr/2020 With $2.3T Injection, Fed’s Plan Far Exceeds 2008 Rescue”, diz a mensagem, referindo-se a uma matéria do New York Times publicada em 9 de abril, com os seguintes dizeres:

“Com a impressão de US$2.3 trilhões, o plano do Fed é muito maior que o resgate [da crise] de 2008.”

A mensagem apontada pelo engenheiro de criptomoedas Jameson Lopp, foi gravada em uma transação da Coinbase e pode ser verificada em um rastreador de blocos.

Quem minerou o último bloco antes do halving foi o pool de mineração chinês F2Pool. Na reportagem mencionada, o New York Times diz que o Banco Central dos EUA (Federal Reserve) disse que compraria títulos e dívidas mais arriscadas para ajudar governos e empresas a superarem a crise econômica atual causada pela pandemia do novo coronavírus.

Para aqueles que já conhecem o início da história do criptoativo, a mensagem não é estranha.

O primeiro bloco do bitcoin, chamado de “Bloco Gênesis”, também continha uma mensagem com os dizeres: “The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks”, ou “Chancelor à beira do segundo resgate aos bancos”.

Nesse caso, a mensagem foi incluída por Satoshi Nakamoto, pseudônimo da pessoa ou grupo de pessoas por trás da criação do bitcoin.

A crise financeira de 2008 foi o incentivo para Satoshi criar o bitcoin, apoiando a liberdade econômica da população por meio da moeda como uma solução disruptiva.

Enquanto os bancos correm para imprimir mais dinheiro em meio à crise atual, assim como aconteceu no passado, o bitcoin é uma alternativa deflacionária, ou seja, que faz o processo inverso à inflação, justamente por meio do halving, que ocorre a cada quatro anos cortando pela metade a recompensa por bloco minerado.

Outro ponto importante, é que há um limite máximo de 21 milhões de unidades de bitcoin que podem ser criadas, visando também o controle da inflação.

Assim, com a mensagem inserida no último bloco antes do terceiro halving do bitcoin, o pool de mineração F2Pool lembra a comunidade do propósito do bitcoin e o motivo pelo qual foi criado, alertando que estamos passando por um momento muito semelhante na história.


Sair da versão mobile