Ícone do site Criptonizando

União Europeia adota oficialmente regulamentação cripto

Europa

A União Europeia (UE) aprovou uma legislação abrangente para regular o setor de criptomoedas

O Regulamento dos Mercados de Ativos Cripto (MiCA) criou um conjunto uniforme de regras para o setor em toda a UE e foi aprovado por unanimidade na terça-feira.

As empresas precisarão obter uma licença dos reguladores nacionais e aderir a regras rígidas sob o regulamento MiCA. 

Essa estrutura também estabelecerá a supervisão dos mercados de criptomoedas, concedendo aos reguladores o poder de investigar e processar casos de manipulação de mercado e fraude.

Elisabeth Svantesson, Ministra das Finanças da Suécia e presidente da reunião, comentou importância do regulamento:

“Eventos recentes confirmaram a necessidade urgente de impor regras que protejam melhor os europeus que investiram nesses ativos e evitem o uso indevido da indústria cripto para fins de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

A decisão de hoje é uma má notícia para aqueles que usaram criptoativos indevidamente para suas atividades ilegais, para contornar as sanções da UE ou para financiar o terrorismo e a guerra. Fazer isso não será mais possível na Europa sem exposição – é um passo importante na luta contra a lavagem de dinheiro.”

A funcionária da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, Hester Peirce, elogiou recentemente o Reino Unido e a UE por sua posição relativamente aberta na regulamentação de criptomoedas em comparação com os EUA.

“A abordagem [do Reino Unido] pode servir de modelo para nós, a MiCA (regulamentação dos mercados de criptoativos) pode servir de modelo para nós. Acho que estamos dando um tiro no próprio pé por não termos um regime regulatório nos EUA”.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile