União Europeia discute proibição da mineração de Bitcoin (BTC)

Um trecho do texto que proíbe a oferta de serviços para criptomoedas que dependem do método de mineração de Prova de Trabalho (PoW), como o Bitcoin, foi recentemente excluído do projeto de lei MiCA, na União Europeia. 

A cláusula controversa provocou reações negativas da indústria e da comunidade de criptomoedas. No entanto, as tentativas de banir efetivamente as criptomoedas de Prova de Trabalho na UE continuaram. 

As alterações do texto propostas na sexta-feira, dias antes da votação da Comissão de Assuntos Econômicos e Monetários (ECON), visam restringir as criptomoedas classificadas como “insustentáveis”.

A mineração PoW não é especificamente mencionada desta vez, mas o resultado final provavelmente será o mesmo, informou a agência de notícias alemã BTC Echo. 

“Os cripto-ativos devem estar sujeitos a padrões mínimos de sustentabilidade ambiental no que diz respeito ao mecanismo de consenso usado para validar transações, antes de serem emitidos, oferecidos ou admitidos à negociação na União”, afirma o novo texto.

Tais ativos, de acordo com os autores das alterações, devem estar em conformidade com os requisitos de sustentabilidade. 

Se a proposta for apoiada pela ECON na segunda-feira, quando o comitê está programado para votar, os serviços relacionados ao bitcoin serão de fato excluídos do escopo das atividades regulamentadas. 

Patrick Hansen, chefe de estratégia e crescimento da Unstoppable Finance, twittou:

“1/8 Más notícias para #bitcoin e #cryptocurrency na UE 

A proibição de POW basicamente voltou ao projeto do Parlamento Europeu que será votado no comitê na segunda-feira. […]“

As consequências de uma aprovação seriam devastadoras para o mercado, observa o relatório. 

Uma proibição completa das criptomoedas de POW paralisaria o mercado de ativos digitais na UE e incentivaria a evasão de leis, enfraqueceria as proteções ao consumidor e, finalmente, forçaria muitas empresas do setor a sair da UE.

Autoridades e reguladores de vários estados membros, incluindo a Alemanha, pediram nos últimos meses uma proibição europeia da mineração PoW, que consome muita energia, citando razões ambientais. 

A Suécia insistiu em tal medida, alertando que o uso crescente de energia renovável para cunhar bitcoin vem às custas das metas de neutralidade climática em outros setores. 

Países não pertencentes à UE, como a Noruega, estão considerando apoiar sua posição.

Leia mais: Lugano, na Suíça, segue El Salvador e adota Bitcoin como moeda legal

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

República na Rússia enfrenta crise energética com fazendas de Bitcoin escondidas em cavernas
icon novembro 21, 2024

Rússia proíbe mineração durante o inverno em algumas regiões

Escrito por João Victor
MicroStrategy compra mais 11.931 bitcoins
icon novembro 22, 2024

Maior seguradora da Alemanha investe na maior detentora de Bitcoin

Escrito por João Victor
Falta pouco: Bitcoin precisa de só 1% para atingir US$ 100 mil. Momento de euforia ou perigo?
icon novembro 21, 2024

Falta pouco: Bitcoin precisa de só 1% para atingir US$ 100 mil. Momento de euforia ou perigo?

Escrito por Sabrina Coin