A Uniswap Labs anunciou o desenvolvimento da Unichain, uma rede de segunda camada do Ethereum voltada para o mercado DeFi (Finanças Descentralizadas).
O Uniswap é uma Exchange Descentralizada (DEX), sendo um dos protocolos DeFi mais populares do ecossistema Ethereum. Ao longo dos anos, o protocolo foi responsável por processar US$ 2,6 trilhões em volume de negociação.
O Ethereum, por sua vez, segue um roteiro de escala horizontal. Devido às limitações de tamanho de bloco, a rede não é capaz de lidar com um grande volume de transações. Em momentos de pico, as taxas de transação costumam disparar, tornando inviáveis transações de baixo valor. Para resolver este problema, redes de segunda camada devem ser desenvolvidas.
Unichain
O Uniswap Labs destacou a necessidade de uma camada 2 do Ethereum focada no mercado DeFi. De acordo com o site do projeto, o Unichain contará com transações instantâneas, taxas baixas e liquidez cross-chain.
A instituição declarou:
“Hoje, estamos entusiasmados em anunciar a Unichain.”
“Após anos construindo e escalando produtos DeFi na Uniswap Labs, vimos onde o DeFi precisa melhorar e o que é necessário para continuar avançando no roadmap de escalabilidade do Ethereum. É por isso que estamos lançando a Unichain – uma Superchain de segunda camada rápida e descentralizada, criada para ser o lar do DeFi e da liquidez entre redes.”
O site do Unichain foi registrado em abril de 2023, o que indica que o projeto vem sendo preparado há pelo menos 1 ano e meio. Segundo o road map, a mainet da rede deverá ser lançada em novembro deste ano:
Após o anúncio, o preço do Uni disparou cerca de 15%. O UNI é o token nativo da DEX Uniswap.