A Universidade Americana do Paraguai começará a aceitar criptomoedas como pagamento a partir de agosto, disse o diretor geral Camilo Jiménez Agüero. A Universidade, com 17.000 alunos, planeja aceitar bitcoin, éter e XRP como formas de pagamento.
De acordo com Jiménez Agüero, a universidade está pronta para receber pagamentos, mas só o fará a partir do próximo semestre, quando planeja incluir um botão de pagamento em seu site.
Ao contrário de muitas empresas que dizem aceitar criptomoedas, a universidade não converterá os ativos em moeda fiat, pelo menos não imediatamente, afirmou o diretor.
Jiménez disse que a universidade trabalhou com uma empresa de criptomoedas local para desenvolver o projeto junto com sua própria equipe de TI.
Após o anúncio no Twitter, a universidade recebeu consultas de concorrentes pedindo ajuda para implementar o pagamento com criptomoedas.
O campus principal da instituição fica em Assunção, capital do Paraguai, e possui filiais em Ciudad del Este e Encarnación e são oferecidos vários cursos focados em blockchain e criptomoedas, disse Jiménez Agüero.
A falta de assistência local durante a pandemia impulsionou a adoção de novos meios de pagamento digital. Atualmente, 70% dos pagamentos que a instituição recebe são digitais, enquanto o restante é em dinheiro, acrescentou.
“O desafio é expandir a adoção das criptomoedas e migrar para canais de pagamento mais eficientes”, disse.
Na semana passada, a empresa paraguaia de entretenimento Grupo Cinco anunciou que planeja aceitar criptomoedas como meio de pagamento em suas instalações em julho.
Jimenez disse acreditar que eventualmente todas as indústrias do país aceitarão criptomoedas.
Leia mais: O Euro Digital vai proteger a privacidade das pessoas, afirma membro do BCE