Urgente: Google, Apple, Tesla e Microsoft são processadas por explorarem mão de obra infantil

Nesta segunda-feira (16), a organização Internacional Rights Advocates, abiu um processo contra o Google, Apple, Tesla, Microsoft e Dell, alegando que elas têm conhecimento e são cúmplices do trabalho infantil, conforme reportou o Cointelegraph.

Os trabalhos eram realizados nas minas de cobalto no Congo, onde crianças realizam tarefas pesadas e sem equipamentos adequadas, por um pagamento de US$ 2 por dia.

O cobalto é um metal utilizado nas baterias de diversos eletrônicos, como smartphone, notebooks e carros elétricos.

As companhias estão sendo processadas pelas famílias das crianças que morreram ou sofreram lesões permanentes, enquanto trabalhavam em minas de extração.

A gigante da mineração Glencore, que recentemente anunciou que utilizará uma solução em blobkchain da IBM, também foi citada no processo judicial.

Na quinta-feira (12), dias antes de ser acusada, a Glencore emitiu um comunicado à impressa, confirmando o seu ingresso na “Rede Blockchain de Fornecimento Responsável” (RSBN).

A utilização da blockchain na cadeia de suprimentos das grandes indústrias, tem como objetivo coibir situações ilegais como trabalho infantil e exploração, através de um rastreamento mais transparente.

As multinacionais IBM, Ford, LG Chem, Huayoun Cobalt e a auditoria RCS Global, afirmaram a parceria referente ao projeto-piloto que visa monitorar a trajetória do cobalto na cadeia produtiva através da blockchain.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoin hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin em alta, mas transações despencam

Escrito por Thiago Barboza
stablecoins
icon junho 12, 2025

Dólar digital: pagamentos com stablecoins transformam mercado

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon julho 7, 2025

Ethereum hoje: staking atinge máxima histórica com valorização

Escrito por Conny Chu