Mais de R$ 2,3 milhões em Bitcoin (BTC) foram roubados da carteira de um usuário do GitHub, através da exploração de uma falha no software.
De acordo com o relato publicado ontem, 31 de agosto, pela própria vítima, hackers foram capazes de subtrair 36,5 BTCs de sua carteira Electrum que estava desatualizada.
O usuário teve a surpresa desagradável recentemente. Ao responder outra vítima que havia descobrido o roubo de 1.400 BTC (R$ 89,8 milhões) ao acessar sua wallet pela primeira vez desde 2017, ‘Cryptbtcaly’ relatou:
“Tive uma situação semelhante há 2 meses. 36,5 bitcoins foram roubados do meu endereço.”
Para piorar a situação, a vítima afirma que parte dos fundos roubados foram parar na Binance, “mas eles ignoram meus apelos e não retornam”, declarou.
A falha na Electrum é antiga e já foi corrigida. Contudo, como o software não havia sido atualizado pelo usuário, golpistas foram capazes de invadir a carteira e transferir a quantia.
No primeiro caso, de maior valor, o próprio CZ publicou no Twitter no domingo (30) que a Binance bloqueou os endereços dos supostos hackers. Mas Cryptbtcaly não teve a mesma sorte.
Na mesma publicação no GitHub, Thomas Voegtlin, desenvolvedor da Electrum, aconselhou os usuários a reportarem os roubos às autoridades, apontando que “há uma investigação em andamento na Alemanha e no Reino Unido”.
“Nós (desenvolvedores de electrum) relatamos o ataque de phishing à polícia há cerca de um ano”, escreveu Voegtlin.
O desenvolvedor afirma não poder passar nenhuma informação sobre o andamento da investigação, mas ressalta:
“Ajuda se as vítimas relatarem mesmo assim. ”