Ícone do site Criptonizando

Valor do Bitcoin é inflado artificialmente, afirma analista do BCE

banco-central-europeu

Dois analistas do Banco Central Europeu (BCE) afirmaram em relatório que o preço do Bitcoin é “provavelmente induzido artificialmente”, acrescentando que o criptoativo está em um “caminho para a irrelevância”.

Ulrich Bindseil e Jürgen Schaff afirmaram que a maior criptomoeda do mundo “nunca foi usada de forma significativa para transações legais no mundo real”. 

A dupla culpou o “design conceitual e as deficiências tecnológicas” do Bitcoin que o tornam “questionável como meio de pagamento”.

A postagem não mencionou nenhum ponto de dados específico sugerindo como os funcionários do banco central chegaram à conclusão de que a avaliação de mercado do Bitcoin é baseada em pura “especulação”. 

Suas declarações parecem ser altamente tendenciosas, conforme observado por muitos especialistas do setor.

O relatório também chamou o Bitcoin de “poluidor sem precedentes”, argumentando o antigo debate em torno da mineração de moedas baseadas em Proof-of-Work.

“Como o Bitcoin parece não ser adequado como sistema de pagamento nem como forma de investimento, ele não deve ser tratado como nenhum dos dois em termos regulatórios e, portanto, não deve ser legitimado. 

Da mesma forma, o setor financeiro deve ser cauteloso com os danos a longo prazo da promoção de investimentos em Bitcoin – apesar dos lucros de curto prazo que eles poderiam obter.”

O colapso da FTX e as subsequentes acusações de apropriação de fundos mancharam a indústria. 

A catástrofe parece estar fortalecendo os críticos e capacitando as entidades reguladoras a policiar o setor.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile