Ícone do site Criptonizando

Venezuelanos podem ter imposto sobre Bitcoin

O governo venezuelano aprovou uma nova lei que deve prejudicar os investidores de criptomoedas do país sulamericano.

A partir de agora, transações feitas com criptomoedas poderão acarretar na cobrança de um imposto de até 20%.

A nova lei fiscal do país foi aprovada na última quinta-feira em uma segunda sessão de discussões na Assembleia Nacional da Venezuela.

Pela nova regra, haverá aplicação de impostos sobre grandes transações financeiras, em especial aquelas realizadas com criptomoedas.

Assim, empresas e indivíduos terão que pagar até 20% de imposto por operações com criptomoedas ou moedas estrangeiras, como o dólar americano.

O governo apresentou o polêmico projeto no dia 20 de janeiro.

O texto original prevê cobrança de imposto de 2% à 20% das transações em quaisquer moedas que não sejam as emitidas pela República Bolivariana da Venezuela.

A saber, a moeda oficial do país é o Bolívar venezuelano. No entanto, o pais também tem uma criptomoeda oficial lastreada em petróleo, o El Petro.

De acordo com o poder executivo do país, a lei tem como objetivo incentivar o uso da moeda nacional.

O Bolívar venezuelano vem sofrendo uma forte desvalorização, mais de 70% só no último ano.

“É necessário garantir um tratamento pelo menos igual ou mais favorável aos pagamentos e transações realizados em moeda ou criptomoedas emitidos pela República Bolivariana da Venezuela” diz o texto da lei.

Me gusta bitcoins

Enquanto sua moeda oficial agoniza, a venezuela tem assistido a rápida adoção das criptomoedas em todo o país.

Em 2021, um aeroporto internacional da Venezuela anunciou que iria começar a aceitar bitcoin como forma de pagamento para passagens e serviços.

Anos antes, o youtuber brasileiro, Rodrix Digital, rodou um documentário no país para mostrar a adoção das criptomoedas, em especial a Dash.

Na ocasião, Rodrix pagou por uma série de produtos e serviços com criptomoedas, como taxis, diárias de hotéis, refeições em restaurantes, etc.

Leia mais: Jogadores de CryptoCars aguardam retorno de desenvolvedores

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile