Ícone do site Criptonizando

Você sabia? PIX terá cashback, diz presidente do Banco Central

pix-cashback-banco-central-sistema-instantâneo-pagamentos-campos-neto-presidente-bc-notícias-cadastro

O Pix, sistema de pagamentos intantâneos do Banco Central (BC) que entrou em operação na segunda-feira (16) permitirá cashback (em inglês, dinheiro de volta) para os consumidores.

A informação foi passada por Roberto Campos Neto, presidente do BC do Brasil, durante o lançamento do novo sistema que estava em fase de testes entre 03 e 15 de novembro.

Segundo o presidente do BC, o cashback é uma das novas funcionalidades que o PIX terá no futuro, como pagamentos programados e troco em dinheiro.

No sistema de cashback, usuários poderão pagar uma compra em uma loja usando PIX e receber parte do valor de volta, além de troco em dinheiro.

“O Pix trará inclusão financeira, competição no sistema financeiro, eficiência e segurança. Transferir dinheiro e fazer o pagamento tem que ser tão fácil quanto fazer uma ligação ou mandar uma mensagem. Teremos, no futuro próximo, pagamentos programados e cashback”, declarou Campos Neto.

O presidente do BC destacou, durante o evento virtual de lançamento do PIX, que o sistema é democrático, por levar a tecnologia a todos os lugares.

Além disso, o PIX reduz custos, como transporte de dinheiro, e viabiliza pequenos negócios, afirma Campos Neto.

Diferente de operações com TED e DOC, o PIX funciona 7 dias por semana, 24 horas por dia, e promete transação quase imediata, levando no máximo 10 segundos para ser concretizada.

“É rápido, barato, seguro, transparente e aberto”, diz o presidente do BC sobre o novo sistema.

Usuários reclamaram do PIX durante o primeiro dia, apontando que algumas operações não foram completadas, indicando erros, falhas e instabilidade.

O Banco Central por sua vez negou instabilidade, mas admitiu que algumas operações não foram executadas.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile