Ícone do site Criptonizando

White paper do Bitcoin completa 13 anos, relembre os dias pré-cripto

Satoshi Dorian Nakamoto - Bitcoin

É outubro de 2008, os mercados globais entram em colapso com o estouro da bolha financeira do mercado imobiliário dos Estados Unidos. Enquanto isso, um programador de pseudônimo Satoshi Nakamoto publica em uma lista de discussão sobre criptografia um artigo com o título: Bitcoin: Um Sistema de Dinheiro Eletrônico Ponto a Ponto.

Estava público desde então os princípios por trás do Bitcoin, uma rede monetária ponto a ponto, baseado em um consenso distribuído, cujo algoritmo de consenso de Prova de Trabalho era capaz de criar pela primeira vez a escassez digital e transformar poder computacional, e consequentemente eletricidade, em segurança para a rede.

Pela primeira vez, uma moeda sem a necessidade de confiança em uma entidade centralizada, um sonho de pelo menos 100 anos, imaginado ao longo de todo o século XX, tinha a possibilidade de vir ao mundo. 

Vale lembrar, era tudo muito experimental naquela época. Até mesmo Hal Finney, um dos pais do Bitcoin, responsável por criar o RPOW em 2004, um protótipo de dinheiro muito semelhante ao BTC, afirmou ter ficado surpreso ao descobrir meses depois do lançamento da rede que o bitcoin já possuia valor monetário.

“Ouvi falar novamente sobre o Bitcoin no final de 2010, quando fiquei surpreso ao descobrir que ele não apenas ainda estava funcionando, como os bitcoins realmente tinham valor monetário. Tirei a minha carteira velha do pó e fiquei aliviado ao descobrir que meus bitcoins ainda estavam lá. “ – O Bitcoin e eu, de Hal Finney.

Crise de 2008

A crise parecia se alastrar para todo o mundo em um efeito de cascata com falências e calotes destruindo o valor da economia real. Em outubro, as ações do Lehman Brothers foram a zero, algo que parecia inimaginável meses antes da quebra.

Satoshi parecia ter escolhido o momento correto para mostrar sua ideia ao mundo, e entendia que a sua invenção poderia significar um novo marco para a economia mundial. Ele sabia o que estava fazendo. Conhecia os trabalhos de Hal Finney e Nick Szabo sobre colecionáveis digitais, sabia o potencial da sua criação e manteve os cuidados com seu anonimato desde o início.

O bloco gênesis, muito provavelmente minerado pelo próprio Satoshi, continha a mensagem:

“The Times 03 / Jan / 2009 Chanceler à beira do segundo resgate aos bancos”

Esta foi a capa física do jornal The Times, publicado somente na Inglaterra. Estaria Satoshi na terra do chá enquanto criava o Bitcoin, ou esta seria apenas uma distração? Bom, isso não importa muito. 

Satoshi deu ao mundo um presente chamado Bitcoin, um cofre digital no ciberespaço que armazena o dinheiro mais forte criado pela humanidade.

Leia mais: Caixa da MicroStrategy sobe para US$7 bilhões com alta do bitcoin

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile