Ícone do site Criptonizando

XP Investimentos mira na adoção das criptomoedas

XP

A XP Investimentos é uma das maiores corretoras do mercado de ações brasileiro. Devido a sua posição de destaque no mercado tradicional, a empresa agora mira suas forças para o mercado de criptomoedas.

Nos dias 03 e 04 de agosto aconteceu a Expert XP 2022, uma feira de investimentos promovida pela XP Investimentos. Nela, uma mensagem mostrando um QR Code aparecia seguidamente nas centenas de telas espalhadas pelo local. 

Ao escanear o código a pessoa foi direcionada para a Xtage, a nova plataforma de criptomoedas da companhia. Após realizarem uma transação pela Xtage, os usuários passaram a concorrer a um prêmio de R$ 10 mil em cashback.

Por meio dessa promoção, a corretora de ações aproveitou seu evento presencial para alavancar o interesse dos presentes para a nova funcionalidade. Vale lembrar que a empresa já fez uma incursão anterior no mercado cripto em 2018.

Dessa forma, no ano citado, a empresa lançou a plataforma Xdex, contudo, retirou-a do ar em 2020 por falta de procura. Nesse sentido, a aposta agora é usar e abusar de uma das mais consolidadas marcas do mercado financeiro brasileiro.

XP investimentos e sua nova tentativa, o Xtage

A falta de interesse do público brasileiro pela Xdex, que culminou em sua desativação em 2020, contudo, não tirou da XP os planos de ingressar no mercado de criptomoedas. A nova tentativa vem, agora, pelo Xtage.

O Xtage é uma aba dentro do aplicativo da XP investimento, portanto, já existente no celular de 3,6 milhões de clientes.

Essa informação foi dada por Lucas Rabechini, diretor de Produtos Financeiros da XP Inc. Em entrevista fornecida ao Portal do Bitcoin, Rabechini ressalta:

“O Xtage nasce com a possibilidade de transação de 3,6 milhões de clientes”

E detalhando mais sobre o novo produto, informou:

“Acreditamos que vai trazer a melhor ferramenta em termos de experiência, escalabilidade, latência e tecnologia e essa é nossa estratégia.”

Lucas Rabechini afirma que o Xtage estará disponível para um milhão de clientes até o começo de setembro, bem como trará, também, dez criptomoedas listadas até o final de 2022. Contudo, o serviço está aberto desde o final de julho, e já está disponível para funcionários e alguns poucos clientes da XP.

Na conversa Rabechini falou sobre a visão dos clientes da corretora sobre as criptomoedas:

“Fizemos uma pesquisa na nossa base de clientes e perguntamos se a pessoa tinha ou não criptoativos sob custódia. Nós nos supreendemos, porque dos respondentes dessa pesquisa, mais ou menos metade disse que tinha criptomoedas. E dessa metade, 88% disseram que gostariam de ter na XP. Isso fortaleceu nossa hipótese.”

Corretora fez parceria com Nasdaq

Além da pesquisa com os clientes de base da XP Investimentos, o projeto utiliza tecnologia contratada junto à Nasdaq, a bolsa de valores de empresas de tecnologia americana. O diretor explicou que serão utilizados: o sistema de gerenciamento de riscos, de ordens e de compliance da empresa dos Estados Unidos.

Para isso, Rabechini conta que são, ao todo, 40 pessoas trabalhando no projeto de criptomoedas da XP, confirmando que o objetivo é ir além da compra e venda de tokens. No entanto, ele diz que qualquer passo será dado com foco em segurança.

“Queremos dar um passo muito seguro, visando a necessidade dos clientes. Então para isso fazemos pesquisas, vemos perfil, olhamos para a navegação do cliente.”

Contudo, o executivo também fala que os planos da corretora de ações vão além de somente disponibilizar a compra e venda de criptomoedas a seus usuários. Portanto, se posicionando para outros produtos provenientes da tecnologia blockchain:

Temos grupos internos estudando NFT, tokenização, Web3. As pessoas estão estudando qual a direção do mercado para ver como a gente se posiciona. Não é algo definitivo que a gente possa falar que vai fazer isso ou aquilo, mas já temos pessoas pensando internamente qual é o próximo passo.”

LEIA MAIS: Vídeo mostra Ex-CEO do Google elogiando o Bitcoin em 2014

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile