Ícone do site Criptonizando

Youtuber Zangado tem canal hackeado por golpe com Bitcoin, entenda

youtuber-zangado-games-youtube-bitcoin-golpe-criptomoedas-ethereum-brasil

Zangado, um dos maiores criadores de conteúdo do Brasil sobre games, teve seu canal no Youtube hackeado na tarde de ontem (01) por um golpe envolvendo Bitcoin.

O youtuber é mais uma vítima da onda de invasões de grandes canais para a execução de fraudes envolvendo criptomoedas.

Com mais de 4,1 milhões de inscritos, o canal de Zangado que acabara de completar 11 anos no ar, teve todos os vídeos retirados do canal e seu nome alterado.

5.000 bitcoins grátis

O espaço foi alterado para promover uma live de apresentação de Cathie Wood, fundadora da consultoria de investimentos ARK.

A tática serve para chamar a atenção dos inscritos do canal e promover um golpe conhecido mundialmente.

Com a promessa de 5,000 bitcoins grátis, os golpistas instruíram no vídeo:

“Para participar, basta enviar de 0,1 BTC a 20 BTC para o endereço de contribuição e iremos imediatamente devolver 0,2 BTC a 40 BTC para o endereço que você enviou”, dizia a propaganda.

O canal agora se chama Ethereum Foundation, e apenas a URL indica que costumava se tratar do canal de Zangado.

Captura de tela do canal de Zangado no Youtube após o hack.

Na manhã desta quarta-feira (02), o youtuber se pronunciou em publicação no Twitter, agradecendo ao apoio recebido e declarando ter fé que logo tudo será resolvido:

Bom dia Jovens, como muitos de vcs sabem estou com o meu canal Hackeado. Desde já agradeço todo o apoio que estou recebendo. Estou com fé que logo vamos resolver tudo isso e ter o canal de volta. Trnho certeza que o @TeamYouTube está tentando resolver o quanto antes.

— Zangado (@ZangadoGames) December 2, 2020

Modus operandi dos golpistas

Zangado também retuitou uma publicação do também youtuber de games Fiaspo, que explicou o que pode ter ocorrido:

Canal do Zangado infelizmente foi hackeado, e fica o aviso pra todos os criadores de conteúdo tomarem cuidado com os emails que vocês estão recebendo.Todo dia eu recebo vários emails de pessoas querendo divulgar jogos que iriam ser lançados na steam, tem um site tudo bonitinho… pic.twitter.com/Adq0t83u35

— Fiaspo (@Fiaspo) December 1, 2020

Fiaspo alerta que golpistas estão se passando por desenvolvedores de games e aplicativos para fazer contato com os criadores de conteúdo, oferecendo acesso aos materiais.

Eles sempre enviam um link para executar a aplicação, que não pode ser baixada direto da Steam ou do Google Play, sob a desculpa que o jogo ainda está em desenvolvimento, ressalta.

“Quando acontecer isso DESCONFIE! Essa galera tem oferecido um valor bem alto, prometem pagar adiantado mas só depois que você instalar o game e mandar um print… a ideia é só vc executar o arquivo e já era, eles conseguem ter acesso ao seu histórico de login e conseguem acessar todas as suas contas, principalmente youtube”, diz o youtuber.

Universo Curioso foi hackeado

No início do ano, o brasileiro David Damasceno foi vítima do mesmo tipo de golpe.

O dono do canal Universo Curioso, que contava com mais de 2,4 milhões de inscritos no Youtube, foi hackeado e seu canal passou a divulgar um golpe para roupar XRP.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile