Banco central autoriza a volta dos testes do WhatsApp Pay

O Banco Central voltou a liberar, na sexta-feira (31), o WhatsApp a fazer testes com serviços de pagamentos e transferências dentro do aplicativo.

Conforme reportou O Globo, ainda não foi liberado o lançamento comercial, entretanto, segundo a empresa Visa, uma das bandeiras que faz parte do serviço, o Banco Central liberou os testes para o WhatsApp Pay.

A autorização servirá para conduzir testes de integração de novos participantes de pagamentos, como credenciadoras e emissoras de cartão.

Com a notícia da volta do WhatsApp Pay, as ações da Cielo subiram mais de 10%. A empresa é uma das parcerias para o funcionamento do sistema de pagamento do Whatsapp.

Para usar a conta de pagamento no WhatsApp Business, será necessário ter conta Cielo para solicitar e receber pagamentos ilimitados de crédito e débito.

A Visa confirmou a autorização e afirmou que a fase de testes com novos participantes é um passo importante para “continuar aperfeiçoando esse modelo de pagamento e inserir mais parceiros no projeto”.

A Mastercard também fará parte do projeto, inicialmente será possível usar cartões de débito ou crédito das bandeiras Visa e Mastercard.

A expectativa é que a Cielo possa oferecer a estabelecimentos comerciais e pessoas físicas o serviço de recebimento de pagamento pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.

O WhatsApp foi anunciado no dia 15 de junho, com a novidade de que iria ser testado no Brasil, entretanto, o Banco Central proibiu o laçamento desde 23 de junho.

No mesmo dia da proibição, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), também emitiu a decisão cautelar suspendendo a parceria, ameaçando a empresa de multar em R$500 mil por dia caso não cumprisse a ordem do Banco Central.

Umas das preocupações que fez o Banco Central interromper o serviço era a competição do sistema, que poderia ficar prejudicada com a entrada de um ator grande como o WhatsApp no mercado.

A intenção do Banco Central era preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato.

A autoridade monetária afirmava que a continuidade das operações do WhatsApp Pay poderia causar danos irreparáveis ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Governo Lula
icon abril 15, 2025

Governo Lula desbloqueia R$ 5 bilhões para computação quântica: o futuro chegou?

Escrito por Thiago Barboza
mineração de Bitcoin
icon abril 15, 2025

Tether migra mineração de Bitcoin para pool descentralizada

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 18, 2025

China avalia criar reserva de criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza