Vai fazer pré-cadastro no PIX? Cuidado com o golpe

pix-banco-central-golpe-criminosos-pré-cadastro

Criminosos estão se aproveitando da abertura de pré-cadastro pra o sistema de pagamentos instantâneos, PIX, do Banco Central nos principais bancos do país para aplicar golpes na população.

O sistema, que começa a funcionar em 16 de novembro, já se tornou alvo de agentes mal-intencionados na internet, que se aproveitam do anúncio da ferramenta para fazer vítimas.

Dados roubados

De acordo com um novo relatório da empresa de segurança digital Kaspersky, golpes estão simulando o pré-cadastro no PIX para roubar dados pessoais de usuários.

Consumidores interessados em usufruir do novo sistema já podem informar as chamadas Chaves Pix (número de celular, e-mail, CPF ou uma chave numérica aleatória) para seus respectivos bancos para o pré-cadastro.

As chaves servirão para identificar os usuários dentro do sistema, e é aí que entram os criminosos. Eles se passam pelos principais bancos do país com o objetivo de coletar dados bancários e pessoais para ter acesso a uma futura conta PIX do usuário e efetuar transações no nome da vítima.

É o famoso phishing

“O e-mail que identificamos usava o nome de um banco popular e trazia um link para que o usuário fizesse o cadastro na conta Pix. O link em questão era direcionado a um site falso que simulava o banco e pedia que a vítima inserisse a sua senha bancária, além do número do celular e do CPF, que serão usados como chaves de identificação dentro do Pix”, explica a empresa de segurança digital.

Veja um exemplo:

Foto-Pix-golpe-kaspersky-pré-cadastro

O cadastro no sistema começa em 5 de outubro, mas as instituições financeiras estão pedindo o cadastro desde já para solicitar a chave para os usuários. A recomendação é entrar em contato diretamente com as instituições para fazer o pré-cadastro e evitar cair em golpes na internet.

Se proteja

  • Antes de clicar em um link, sempre verifique o endereço URL para onde será redirecionado, assim como o e-mail do remetente para garantir que são autênticos;
  • Não clique em links contidos em e-mails, SMS, mensagens instantâneas ou postagens em mídias sociais vindos de pessoas ou organizações desconhecidos, que têm endereços suspeitos ou estranhos. Mesmo endereços com ‘https‘ podem ser fraudulentos;
  • Não coloque informações pessoais se não tiver certeza de que o site da empresa é real e seguro;
  • Analise cuidadosamente as URLs das páginas com formulários que solicitam dados confidenciais. Se o endereço consiste em um conjunto de caracteres sem sentido ou a URL parece suspeita, não finalizar o pagamento.
  • Use uma solução de segurança comprovada com tecnologias antiphishing baseadas em comportamento.
Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

MicroStrategy e Saylor acertam acordo de US$40 milhões em caso de fraude fiscal
icon novembro 21, 2024

CEO da MicroStrategy vai apresentar estratégia de Bitcoin para executivos da Microsoft

Escrito por João Victor
Preço do Ethereum dispara para US$ 3.000 e baleia vende 3.300 ETH
icon novembro 20, 2024

Volume do Polymarket cai 60% após eleição nos EUA

Escrito por João Victor
China
icon novembro 20, 2024

Bitcoin não é proibido na China, destaca tribunal

Escrito por João Victor