Enquanto autoridades governamentais e instituições bancárias tradicionais ao redor do mundo apontam para o Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas como os vilões e principais responsáveis por crimes como lavagem de dinheiro, os fatos dão luz à outra realidade.
Esse é o tema discutido no novo episódio do quadro Debate Descentralizado, do canal brasileiro Dash Dinheiro Digital, no Youtube, que abordou o vazamento dos mais de 2.500 documentos da FinCEN – Rede de Fiscalização de Crimes Financeiros dos Estados Unidos.
Os arquivos expõem um esquema de lavagem de dinheiro de mais de US$ 2 trilhões nos últimos 15 anos, em mais de 1.500 instituições financeiras, incluindo grandes bancos em mais de 88 países.
A situação tem gerado indignação dentro e fora do universo dos criptoativos, devido à sensação de impunidade frente aos acontecimentos, e a diferença no tratamento do governo quando o assunto são moedas digitais.
Para falar sobre o assunto, Rodrigo Digital, apresentador e entusiasta das criptomoedas, chamou os especialistas:
- Artêmio Picanço, advogado da PFB Advogados;
- Marco Carnut, chefe de tecnologia operacional da Zero Banking;
- Rafael Steinfield, advogado da Bitwolf;
- Rodrigo Ventura, fundador e CEO da startup 88i Seguros;
- Rocelo Lopes, fundador do grupo Stratum.
Juntos, eles debateram a respeito do modelo de investigação atribuído a este tipo de crime, quais as consequências para os bancos, bem como as responsabilidades, limitações, influências de agentes externos e estrutura dos esquemas fraudulentos.
A possibilidade da implementação da tecnologia blockchain para garantir a transparência das operações e o interesse dos grandes players do mercado também entrou em pauta, e muito mais.
Confira o episódio completo:
No episódio anterior, o Debate Descentralizado questionou se o PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, é uma ferramenta revolucionária ou uma cilada que terminará em desastre financeiro, assista.
O projeto é uma iniciativa da Dash Dinheiro Digital em conjunto com Rocelo Lopes, com o objetivo de trazer personalidades do universo de criptomoedas do Brasil e do mundo para falar da revolução atual.
Toda semana, dois vídeos de debates sobre o mercado de criptoativos são publicados no canal, um no sábado e outro no domingo, ambos às 13h. O segundo é apresentado por Sabrina Coin, no quadro Cripto Mulheres.