A Noruega avalia a emissão de um CBDC diante de uma parcela de apenas 4% da população que continua usando dinheiro físico.
A vice-governadora do Banco Central da Noruega, Ida Wolden Bacher descreveu um declínio nos pagamentos em dinheiro ao falar sobre Moedas Digitais emitidas pelo Banco Central, as CBDCs.
Conforme reportou o Cointelegraph, “apenas 4% dos pagamentos são feitos em dinheiro”, afirma Ida.
“Esta participação é aproximadamente a mesma da primavera e consideravelmente menor do que antes da pandemia”, acrescentou a vice-governadora.
Ida Wolden continua dizendo que “até onde sabemos, a parcela de pagamentos em dinheiro é menor na Noruega do que em qualquer outro país”.
A Noruega usa a coroa, a moeda emitida pelo Banco Central do país. Com a pandemia do novo coronavírus, o país passou a se preocupar mais com a troca de dinheiro físico.
Os CBDCs surgiram como um tema em 2020 em meio à pandemia. Um grande número de nações do mundo estão laçando tal ativo.
Assim como a China, que iniciou os testes da sua moeda digital e os EUA, que ainda estão estudando a produção de um dólar digital.
De acordo com Ida Wolden, o CBDC é “uma tendência específica para a Noruega e alguns de nossos países vizinhos, é o nível baixo e decrescente de uso de dinheiro”.
Contudo, o diretor de política monetária do banco central mencionou qualidades importantes disponíveis em dinheiro.
O dinheiro permanece disponível se os sistemas de pagamentos digitais caírem, por exemplo. “O dinheiro é uma moeda com curso legal amplamente acessível”, disse ela. O país pode perder alguns desses aspectos se for totalmente digital com um CBDC.
“A perspectiva de introdução de um CBDC ainda está um pouco distante”, disse a vice-governadora, acrescentando:
“A falta de urgência reflete nossa visão até agora de que não há necessidade aguda de introduzir um CBDC. A introdução de um CBDC pode ter consequências consideráveis em várias áreas. Nossa decisão deve ser bem informada.”
Enquanto isso, no Brasil, o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que o país “terá moeda digital“.