Deputada do PT quer debater regulação de criptomoedas e blockchain na Câmara

margarida salomão pt criptomoedas blockchain (1)

A Deputada Federal Margarida Salomão (PT-MG) protocolou um requerimento de audiência pública para debater a regulamentação dos criptoativos na Câmara.

A iniciativa indica um interesse que o Partido dos Trabalhadores (PT) não havia demonstrado a respeito das discussões sobre o assunto.

Blockchain também deve ser regulamentada

Além da regulamentação das criptomoedas, Margarida Salomão argumenta sobre a importância de regular também a tecnologia blockchain:

“Não há como se pensar a regulamentação de moedas virtuais sem levar em consideração a regulamentação da tecnologia blockchain, uma vez que uma depende da outra”, afirma. “[A blockchain] não se encontra somente no sistema financeiro, mas também nos governos eletrônicos, sistemas de identidade, cadeias de produção e circulação de conteúdo.”

Ela justifica que o objetivo da audiência requerida é de “promover um debate que amplie a discussão sobre a regulamentação das moedas virtuais e debater os impactos que serão fomentados na inovação que esta tecnologia traz consigo”.

Convidados

Para falar do assunto, a deputada convida:

  • Fernando Carvalho, CEO da QR Capital;
  • Fabro Steibel, Diretor do Instituto de Tecnologia Social – ITS;
  • Natália Langenegger, advogada;
  • Edilson Osório Junior, Cientista computacional e especialista em segurança da informação;
  • Fernando Ulrich, Mestre em economia e analista-chefe da XDEX, plataforma de criptoativos dos sócios da XP Investimentos.

O pedido foi protocolado na última terça-feira (24), junto à Comissão Especial que debate o Projeto de Lei 2.303/2015, cujo objetivo é regulamentar as criptomoedas no Brasil, e deve ser apreciado durante a reunião que acontece nesta quarta-feira (25) na Câmara dos Deputados.

Nas últimas semanas, a Câmara tem promovido várias audiências públicas para discutir a PL 2.303/2015.

Representantes do Bitcoin Banco, Atlas Quantum e Investimento Bitcoin já foram convidados para falar sobre o assunto.

Nesta quarta-feira, aconteceu uma nova audiência, na qual foram chamados os representantes da Foxbit, Mercado Bitcoin e Braziliex, para falar de segurança no setor junto ao delegado-chefe do Delecor, Daniel Mostardeiro Cola, e o gerente de produto blockchain no Serpro, Marco Tulio Lima.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

XRP
icon maio 14, 2025

Grok faz previsão e resultado para o XRP surpreende

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 9, 2025

Baleias estão acumulando STX após Bitcoin ultrapassar US$ 100 mil

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 13, 2025

Pi Network sobe para US$ 1,35, ultrapassando Polkadot e Toncoin 

Escrito por Thiago Barboza