Nos últimos tempos, grandes instituições internacionais têm apostado na moeda brasileira, e agora, o maior banco de investimentos do mundo recomenda que seus clientes comprem Real.
Primeiro, o Bank of America (BofA) disse que o Real pode ter uma rápida valorização. Depois, o economista-chefe do Instituto internacional de Finanças (IIF) concordou com um futuro positivo.
Agora foi a vez do Morgan Stanley, considerado o maior banco de investimentos do mundo começar a recomendar que seus clientes invistam em moedas emergentes, com destaque para o Real Brasileiro.
Nos últimos dias, o Credit Suisse também divulgou relatório dizendo aos investidores que há oportunidades de ganhos com moedas de países emergentes.
Devido à intensa desvalorização do Real em 2020, os bancos argumentam que há espaço para ganhos em 2021, caso a moeda se recupere.
“Chegou a hora de dar all-in (apostar tudo) em mercados emergentes”, dizem os analistas em relatório do Morgan Stanley.
O banco se baseia no impacto positivo para países emergentes, especialmente Brasil, México e Colômbia caso Joe Biden vença as eleições para a presidência dos Estados Unidos.
O Democrata que promete reformas “profundas” no sistema de Justiça do país, concorre contra o atual presidente Donald Trump, do Partido Republicano.
“Ressaltamos que, embora o resultado da eleição, é claro, permaneça incerto, para aqueles que desejam se posicionar para uma vitória democrata, o risco/recompensa para mercados emergentes parece atraente”, diz o relatório.
O banco diz que o resultado será ainda melhor “no caso de um governo unido (Casa Branca, Câmara e Senado democratas)”, e argumenta que isso poderia resultar em um “estímulo considerável e um conjunto mais consistente de políticas econômicas”.
Já o Credit Suisse declara:
“No último mês, as moedas de países emergentes não tiveram um driver muito claro e foram pressionadas pelas grandes oscilações no apetite de risco global e também pela preocupação com as perspectivas de crescimento da economia. Por isso, preferimos ter um foco seletivo em poucas moedas: real, rublo e won.”