Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Economia: Real é a pior moeda do mundo em 2020

Economia: Real é a pior moeda do mundo em 2020

Economia: Real é a pior moeda do mundo em 2020

Moeda brasileira apresenta desempenho de pior moeda global em 2020, em frente ao dólar americano deixando muitos economistas preocupados com a economia nacional. 

Com a questão fiscal aumentando e a tensão entre os investidores aqui no Brasil, o dólar fechou setembro com alta de 2,46%

Além da crise mundial causada pelo novo coronavírus que afeta boa parte das moedas emergentes, o real tem outros fatores que estão pesando em seu desempenho. 

Um dos fatores é o risco fiscal, elevado ainda mais esta semana com a decepção do mercado com o programa Renda Cidadã, conforme reportagem do InfoMoney

O real está aparecendo bem atrás de moedas de países com grandes crises, como a Argentina, em que o dólar teve valorização de 27,25% contra o peso.

O desempenho é de longe o pior, já que contra a segunda pior divisa, a lira turca, o dólar subiu 26,69%. 

Reprodução InfoMoney

Outras moedas que veem o dólar registra forte valorização no ano são o rublo da Rússia (25,17%), o rand sul-africano (19,59%) e os pesos mexicanos (16,77%) e colombianos (16,44%).

A crise por conta do coronavírus tem pesado bastante para o desempenho das moedas de emergentes. 

Já que em momentos de maior tensão os investidores globais tendem a procurar ativos mais seguros, entre eles o dólar americano.

Em entrevista para a Bloomberg, Sergio Zanini, sócio gestor da Galapagos Capital, destacou que o mercado está “na torcida para que o que foi anunciado nesta semana (o Renda Cidadã) seja revertido em algum momento”. 

“O mercado não compra mais esse discurso do Executivo, em que por um lado sempre defende o teto de gastos e a responsabilidade fiscal, mas por outro sempre anuncia planos que vão na contramão”, disse Breno Martins, trader de renda fixa da MAG Investimentos, também para a Bloomberg.

Com esta preocupação crescente nas últimas semanas, o real se consolidou como a moeda com pior desempenho do mundo em 2020 até o momento, com o dólar subindo 39,60% ante a divisa brasileira, segundo dados da Refinitiv.

Leia também: Carteira descentralizada de criptomoedas chega ao Brasil para integrar usuários ao DeFi e dApps

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias