O Airbnb, serviço online de aluguel de acomodações, destacou as criptomoedas e a blockchain como tecnologias emergentes cujo seu sucesso dependerá no futuro.
A companhia bilionária reconheceu a importância dessas ferramentas em documento de registro da sua oferta inicial pública de ações (IPO) protocolado na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
Segundo o Airbnb, a indústria de aluguel por temporada está evoluindo rapidamente em padrões tecnológicos e ofertas de produtos e serviços, mas é preciso se adaptar às mudanças nas preferências e demandas dos consumidores.
Sucesso dependerá das criptomoedas e blockchain
O documento protocolado na segunda-feira (16) oferece uma visão aprofundada do estado financeiro atual da empresa lançada em 2008, e lista estratégias futuras para aumentar a lucratividade.
Entre elas, está a importância de integrar novas tecnologias, como blockchain, criptoativos e tokenização em sua plataforma:
“Nosso sucesso vai depender da nossa habilidade de adaptação às tecnologias emergentes, como a tokenização, as criptomoedas, novas tecnologias de autenticação, tecnologia blockchain, inteligência artificial, realidade aumentada e armazenamento em nuvem”, diz um trecho.
A companhia afirma que pretende “continuar a gastar recursos significativos mantendo, desenvolvendo e aprimorando” suas tecnologias e plataforma.
Apesar de registrar um forte crescimento ano após ano desde seu lançamento, em 2020, o lucro do Airbnb caiu devido à pandemia do novo coronavírus. A empresa antes avaliada em US$ 38 bilhões, caiu para US$ 18 bilhões, segundo o Business Insider.
“No início de 2020, com o COVID-19 interrompendo as viagens ao redor do mundo, os negócios do Airbnb diminuíram significativamente. Mas dentro de dois meses, nosso modelo de negócios começou a se recuperar, mesmo com viagens internacionais limitadas, demonstrando sua resiliência. ”
Essa é mais uma das empresas que está acordando para o potencial da indústria blockchain e de criptoativos.
Ao longo de 2020, diversas companhias têm se posicionado de maneira positiva referente à blockchain, devido às suas vantagens e facilidades.
Da mesma forma, o Bitcoin progressivamente ganha a confiança de gigantes como PayPal, MicroStrategy, Jack Dorsey (CEO do Twitter) e outros, incluindo antigos críticos da criptomoeda e apoiadores do ouro.