A lista das criptomoedas que mais valorizaram em 2020 tem em primeiro colocada uma altcoin relativamente desconhecida.
Conforme publicação do Livecoins, o Bitcoin (BTC) não conseguiu entrar na lista das 50 maiores ganhadoras, mesmo ultrapassando e se mantendo firme acima dos níveis recordes de US 23.000.
Alguns criptoativos da lista chegaram a uma valorização de mais de 7000% neste ano. Entre as principais tendências, cresceu consideravelmente o interesse nas criptomoedas ligadas ao setor DeFi (Finanças Descentralizadas).
A maioria das 50 criptomoedas que mais valorizaram em 2020 ficaram fora do radar dos investidores.
Um exemplo disso é a criptomoeda ZAP, logo no topo da lista, com uma valorização de 7066% no ano em relação ao dólar, de acordo com dados da Messari.
Este ano foi uma excelente época para o mercado DeFi, com muitos projetos ligados ao setor tendo uma boa valorização.
Enquanto a ZAP pode ter aproveitado dessa onda, vale ressaltar que a moeda possui um volume real de negociação extremamente baixo, de US$50 mil nas últimas 24 horas, indicando um mercado fácil de ser manipulado.
A segunda colocada, AAVE, mostra a força dos projetos DeFi deste ano. A criptomoeda foi desenvolvida por uma empresa localizada em Londres.
A Aave faz parte do mercado de empréstimos descentralizados e apresentou uma valorização de 4.104% em 2020.
Ainda no setor DeFi, temos a Band Protocol (BAND) em terceiro lugar, com valorização de 2.314%. Outras como Yearn Finance (YFI), com valorização de 1.975% em 8º lugar e Chainlink (LINK) na 39ª posição com 551%.
Apesar de não serem diretamente projetos vindos do DeFi, temos também duas criptomoedas atingas que tiveram alta valorização e entraram no top 50.
A primeira é o Waves, na 34ª posição, com valorização de 503%; e a outra é o Ethereum, segunda maior criptomoeda do mercado, na 42ª posição, acumulando uma alta de 367% no ano.
Ambas as altcoins são bem conhecidas, e servem como base para muitos projetos de DeFi que viram crescimentos exponenciais em 2020.