Um cliente da Coinbase entrou com uma ação contra a exchange de criptomoedas por permitir a venda do ativo digital da Ripple, o XRP.
Conforme reportou o Zycrypto, Thomas C. Sandoval entrou com a ação no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia.
Thomas alega que a Coinbase participou da venda do XRP e teve lucro com isso, sabendo que se tratava de um título não registrado.
Recentemente, a SEC entrou com uma ação de US$1,3 bilhão para contestar a legalidade do ativo digital.
Em uma seção da ação o cliente diz que a “Coinbase vendeu um token chamado Ripple (XRP), cujo valor estava inteiramente ligado ao sucesso ou falha da Ripple Co.”.
A ação continua dizendo que “os investidores na XRP, como a Autora, depositaram uma expectativa de lucro em tais esforços gerenciais por executivos da Ripple Co. e compraram o token a fim de ganhar dinheiro com seu investimento”.
O processo também alega que a Coinbase desfrutou da vantagem injusta contra outras exchanges que vendiam apenas mercadorias que violavam a lei de concorrência desleal da Califórnia.
Este processo contra a maior corretora dos Estados Unidos vem apenas uma semana depois que a SEC moveu um processo contra a Ripple e seus principais executivos.
A ação alega que a Ripple tem vendido um título não registrado (XRP) por mais de sete anos sem registrá-lo ou buscar isenção.
Embora a Coinbase tenha suspendido a negociação de XRP na segunda-feira (28) como resultado do processo da SEC, o reclamante está pedindo uma compensação por danos, honorários advocatícios e qualquer outra punição que o tribunal considere necessária.
Vale notar que o processo da SEC não é apenas contra a empresa, mas também contra seu cofundador Chris Larsen e o CEO Brad Garlinghouse.
Cerca de três exchanges de criptomoedas deixaram de negociar a XRP. A Binance, uma das maiores exchanges, anunciou que vai suspender o ativo a partir de janeiro.