Nubank alerta: Bug do Pix é golpe

nubank-pix-dobro-transferência-brasil-golpe-bug-economia-

Após a veiculação de diversas capturas de telas e vídeos de um suposto bug no Pix, o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, o Nubank, principal banco digital do Brasil, lançou um alerta.

A fintech brasileira informou que a história do erro no sistema que envolve a transferência de dinheiro usando uma chave aleatória e o recebimento de um estorno em dobro é falsa.

O chamado “bug do Pix em dobro” é uma isca para fazer vítimas enviarem dinheiro para a conta de golpistas, aponta o Nubank em seu blog oficial.

Como funciona o golpe

A fintech explicou o modus operandi dos criminosos, que compartilham vídeos e mensagens nas redes sociais espalhando o boato de que é possível fazer uma transferência via Pix e receber o dinheiro em dobro na conta.

As pessoas são orientadas a enviar valores para chaves específicas. Curiosos que realizam transferências para fazer o “teste”, estão, na verdade, mandando dinheiro para os criminosos.

De acordo com a história que tem tomado a atenção de boa parte dos usuários no Brasil, o “esquema” seria possível graças a falhas nas instituições financeiras e do próprio sistema de pagamentos instantâneos.

Para tornar o golpe ainda mais convincente, são publicados vídeos editados ou com truques mostrando o “sucesso” na transferência em dobro, fazendo com que o espectador acredite o esquema realmente funciona.

O Nubank aponta que, para mostrar que o “bug” funciona, “basta que os próprios golpistas realizem duas transferências – mas mostrem apenas uma na hora de filmar”.

“Não caia nessa armadilha!”, alerta o banco digital.

Na verdade, essa é uma tática de engenharia social, um método de persuasão no qual uma mensagem chamativa e altamente compartilhável é disseminada para enganar a população e, nesse caso, render aos golpistas um bom dinheiro.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Coreia do Sul planeja taxar lucros com criptomoedas em 20% a partir de 2025
icon novembro 20, 2024

Coreia do Sul planeja taxar lucros com criptomoedas em 20% a partir de 2025

Escrito por Sabrina Coin
MicroStrategy e Saylor acertam acordo de US$40 milhões em caso de fraude fiscal
icon novembro 22, 2024

Citron monta posição vendida nas ações da MicroStrategy

Escrito por João Victor
Binance
icon novembro 21, 2024

Países vão imprimir dinheiro para comprar bitcoin, afirma fundador da Binance

Escrito por João Victor