Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Presidente do Banco Central debate criptomoedas com mega investidores

Presidente do Banco Central debate criptomoedas com mega investidores

Presidente do Banco Central debate criptomoedas com mega investidores

O Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, participou de um debate sobre criptomoedas com mega investidores americanos. 

Conforme reportou o Cointelegraph, o evento sobre criptoativos foi promovido por um dos maiores fundos de investidores anjos do mundo, o Valor Capital. 

Além do tema sobre ativos digitais, os participantes debateram sobre a emissão de uma moeda digital emitida pelo Banco Central, uma CBDC.

O Valor Capital é um fundo cross border, que investe tanto em startups no Brasil como globalmente.

A reunião entre os executivos foi fechada para a imprensa, mas Campos Neto já revelou que o Brasil deve ter uma moeda digital ainda em 2022

Em dezembro, o BC declarou que pretende substituir lentamente o uso do dinheiro físico no país. O presidente da entidade monetária já havia comentado que a criação de um CBDC é uma “questão de tempo”.

O dinheiro físico ainda é muito utilizado no Brasil por questões sociais, culturais e econômicas. Por conta disso, a digitalização dos meios de pagamentos ocorrerá lentamente. 

Após um anúncio de grupo de estudos para propor um modelo para a emissão de uma moeda digital no Brasil, Campos Neto declarou que um Real Digital será consequência do processo de digitalização, e deve substituir o dinheiro físico como um todo.

Quem também falou sobre o assunto foi o Ministro da Economia, Paulo Guedes, que reforçou a chegada de uma versão digital do real nos próximos anos.

O processo de emissão de um CBDC no Brasil vem sendo discutido e deve ser implementado como parte do PIX.

Lançado em novembro de 2020, este é o Sistema de Pagamentos Instantâneos do Banco Central, foi desenvolvido para atender a esta nova demanda com mais modernidade. 

As transações do PIX funcionam 24h por dia, todos os dias do ano; uma opção sem taxa, diferente do TED e DOC. 

Para o presidente do Banco Central, o PIX possui as mesmas características que impulsionaram as criptomoedas, sendo “uma forma de pagamento rápida, barata,  transparente, segura e aberta”.

Leia também: Elon Musk está vendendo seus bens e quer ser pago em Bitcoin

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias