Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, surpreendeu ontem a noite ao anunciar que pretende retomar os pagamentos em bitcoin para a compra de carros elétricos da montadora. A criptomoeda amanheceu com alta de quase 10% nas últimas 24 horas.
O bilionário certamente foi uma das pessoas que mais mexeram com o mercado de criptomoedas no ano de 2021. Musk, com seu apoio a Dogecoin, que mantém até hoje, fez a moeda meme disparar e se tornar uma das maiores por capitalização de mercado.
Após isso, sinalizado pelo seu marcante tweet, “Em retrospectiva, isso era inevitável”, Elon anunciou a compra de US$1,5 bilhão em Bitcoin por parte da sua empresa e que a Tesla iria aceitar pagamentos com a criptomoeda para a compra de seus carros elétricos.
Além disso, a empresa se comprometeu em manter em caixa os bitcoins que conseguisse com a venda dos seus veículos.
Esse anúncio fez a criptomoeda disparar em poucas horas, reanimando o mercado sobre a entrada de players institucionais no Bitcoin.
Após criar todo esse FOMO, Musk surpreendeu ao anunciar a suspensão dos pagamentos em Bitcoin por conta de supostas preocupações ambientais. Muitos especulam que a Tesla foi pressionada pelos seus grandes investidores, como a Black Rock, a terceira maior acionista da empresa, devido a sua política de investimentos ambientais.
Voltando a aceitar Bitcoin
Em resposta a uma publicação do portal Cointelegraph, Musk afirmou:
“Isso é impreciso. A Tesla vendeu apenas cerca de 10% das participações para confirmar que o BTC poderia ser liquidado facilmente sem mover o mercado.
Quando houver confirmação razoável (~ 50 %) do uso de energia limpa por mineradores com tendência futura positiva, a Tesla continuará permitindo transações de Bitcoin. ”
Segundo dados do site Smart-Energy, cerca de 39% da energia gasta na mineração da criptomoeda vem de fontes renováveis.
Por conta das polêmicas discussões envolvendo o impacto ambiental da mineração puxadas por Elon Musk, um conselho de mineradores foi criado para trazer mais transparência e metas para tornar a atividade mais verde, permitindo que investidores institucionais se exponham ao ativo sem maiores preocupações.
Além disso, El Salvador, o primeiro país do mundo a aprovar o Bitcoin como moeda oficial, pretende se tornar um dos centros mundiais para a mineração verde da criptomoeda, utilizando os vulcões e grande atividade geotérmica da região para realizar a atividade.
Para contribuir ainda mais para a meta da Tesla, a mineração de criptomoedas foi interrompida em uma região estratégica da China realizada com energias poluentes.
Leia mais: JPMorgan dá a entender que a adoção do Bitcoin por El Salvador não traz benefícios econômicos