Em uma era de vigilância governamental e empresarial cada vez mais onipresente, os gigantes da Internet têm o controle final sobre os perfis, credenciais e dados online dos usuários. A Microsoft está ajudando a construir uma tecnologia com o Bitcoin que daria aos indivíduos direitos de propriedade sobre suas próprias identidades virtuais.
“Estamos entusiasmados em compartilhar que a v1 do ION está completa e foi lançada na rede principal do Bitcoin.
Implementamos um nó ION em nossa infraestrutura de produção e estamos trabalhando em conjunto com outras empresas e organizações para fazer isso também. O ION não depende de entidades centralizadas, validadores confiáveis ou tokens de protocolo especiais
A missão do projeto ION é construir identificadores descentralizados, ou DIDs, que podem servir como um ponto de ancoragem para nossas atividades na Internet. “ – Afirmou a Microsoft.
Se o objetivo do bitcoin é eliminar o poder das instituições centralizadas sobre o dinheiro, a ION está tentando fazer o mesmo com as identidades online.
Para atingir esse nível de descentralização e imutabilidade, o ION está sendo construído em cima da blockchain do bitcoin.
Embora a Microsoft esteja contribuindo com a maior parte do trabalho, a empresa não teria controle sobre quem participa do sistema.
Daniel Buchner, líder do projeto, conversou sobre o ION na conferência Bitcoin 2021 em Miami e disse que essa tecnologia poderia inaugurar uma nova era de identidade e privacidade online hiperindividualizada.
Você gostaria de ter mais privacidade ao utilizar a internet? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Bitcoin é um “milagre matemático”, afirma cofundador da Apple, Steve Wozniak