Steve Hanke, professor de economia aplicada na Universidade John Hopkins, afirmou que a adoção do Bitcoin em El Salvador como moeda com curso legal coloca o país em risco de sofrer sanções econômicas do restante do mundo.
Hanke, que também é diretor do Troubled Currencies Project do Cato Institute em Washington DC, afirma que a medida que El Salvador deu para adotar o Bitcoin fará com que o país seja sinalizado por violar os padrões da Força-Tarefa de Ação Financeira, órgão formado pelos países do Grupo dos Sete (G7).
De acordo com Hanke, isso pode resultar em sanções futuras.
“Uma vez que a bandeira vem… então você entra em sanções. E não sabemos quais seriam as sanções. A sinalização e as sanções em si… essencialmente restringe a atividade financeira em transações financeiras e pode ir de um aperto leve a um aperto forte. ”
O economista explica em uma entrevista no Kitco News que quase metade das violações, conforme definido pela Força-Tarefa de Ação Financeira, estará em jogo com o Bitcoin como moeda com curso legal em El Salvador.
“… 27 dos 58 comportamentos inadequados que a Força-Tarefa de Ação Financeira segue – esses provavelmente serão violados com o Bitcoin. É quase impossível haver limpo sob a lei de Bitcoin proposta que El Salvador imporá em 7 de setembro. ”
Hanke afirma ainda que a decisão do presidente salvadorenho, Nayib Bukele, de dar a cada um dos 4,5 milhões de cidadãos da América Central BTC o valor de US$ 30, também levanta questões.
“[Bukele] está desesperado para fazer esse Bitcoin funcionar e o Artigo 7 da lei [que exige que os comerciantes aceitem Bitcoin] é uma lei de ‘licitação forçada’. Está forçando os comerciantes a aceitá-lo, queiram ou não.
Então, por algum motivo, ele está muito decidido a forçar e subsidiar as pessoas a usarem isso. E então você tem que se perguntar por quê. ”
Hank só se esquece de citar que os governos ao redor do mundo, incluindo o governo dos Estados Unidos, possuem moedas de curso forçado e que a Lei Bitcoin permite que os fundos pagos em BTC sejam imediatamente convertidos em dólar, caso o recebedor assim o queira.
Leia mais: Este é o melhor momento desde 2011 para se comprar bitcoin, segundo o Stock-to-Flow