Rede Bitcoin continua a se fortalecer à medida que a taxa de hash dobra

A repressão da China às operações de mineração de bitcoin teve suas consequências. Com mais da metade do poder computacional do bitcoin residindo na China na época, a taxa de hash do BTC caiu em mais de 50% para uma baixa anual. Aproximadamente dois meses depois, porém, a situação voltou a se estabilizar.

A taxa de hash é uma métrica de segurança crítica nas blockchains que utilizam o algoritmo de Proof of Work. Uma taxa de hash crescente significa maior segurança, protegendo a rede de determinados ataques.

Conforme projetado por Satoshi Nakamoto, o protocolo do Bitcoin se reajusta para ser mais difícil ou mais fácil a cada 2.016 blocos, aproximadamente 2 semanas, dependendo da capacidade de computação dedicada à rede no momento do ajuste.

No auge da repressão chinesa, a rede bitcoin experimentou sua produção de blocos mais lenta da história. A receita dos mineradores caiu de um recorde histórico de US$ 70 milhões em maio para US$ 13 milhões em junho, o que representou uma queda de mais de 80% em um mês.

A situação, no entanto, foi resolvida quando outro ajuste de dificuldade ocorreu, tornando a mineração dos blocos mais fácil. Agora, a rede volta a se recuperar, com o hashrate voltando a subir.

Muitos mineradores migraram para outras regiões mais amigáveis, como Europa e Estados Unidos, para retomar suas operações, diminuindo o poder de influência da China e descentralizando a mineração ao redor do mundo.

Até agora, a taxa de hash dobrou desde a baixa de junho. Dados do Bitinfocharts mostram que o poder de computação da rede voltou a acima de 130 GH / s, um aumento de 100% em relação aos níveis mais baixos de aproximadamente 67 GH / s registrados há dois meses.

No início deste mês, o CryptoPotato relatou que a receita dos mineradores voltou a 8,8 BTC / EH depois de cair de 9,5 BTC / EH para um mínimo de 2021 de 5,6 BTC / EH.

A dificuldade de mineração, que caiu para um mínimo abaixo de 14T no final de julho, agora é de 17,6T após três ajustes positivos consecutivos. No entanto, a métrica ainda está abaixo das máximas registradas em maio.

Leia mais: Square planeja construir uma exchange descentralizada de Bitcoin

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Blockchain
icon junho 6, 2025

Blockchain: a solução contra fraudes no INSS?

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza