O sucesso das tecnologias do setor DeFi (Finanças Descentralizadas) não passou despercebido pelo CEO do Twitter e da Square, Jack Dorsey. O engenheiro, empresário e entusiasta do BTC anunciou recentemente que seu projeto de blockchain, TBD, pretende construir um Exchange Descentralizada (DEX) da criptomoeda.
Contudo, a tecnologia em desenvolvimento causou certo ceticismo de alguns membros da comunidade de criptomoedas. Em uma entrevista recente, o co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, disse à Bloomberg Technology que não ficou muito impressionado com o novo empreendimento.
Buterin acha que fundamentalmente ele carece de uma noção da diferença qualitativa entre Bitcoin e as funcionalidades da Ethereum.
“Eu sou cético em relação a esses projetos descentralizados de financiamento baseado em Bitcoin. Então, basicamente, porque a diferença entre Bitcoin e Ethereum é que no Ethereum há funcionalidade nativa que permite que você coloque essencialmente diretamente ativos baseados em ETH ou Ethereum nesses contratos inteligentes, nesses cofres onde há condições arbitrárias de qualquer tipo que podem em seguida, governar como esses ativos são liberados. ”
Contudo, uma DEX baseada Bitcoin seria diferente:
“O Bitcoin não tem essa funcionalidade na mesma extensão. Jack basicamente terá que criar seu próprio sistema que impõe essas regras, e então na camada de Bitcoin os bitcoins terão apenas que pertencer a, provavelmente uma carteira multi-sig controlada por Jack ou apenas os participantes do sistema. Parece semelhante, mas acabará sendo algo com um modelo de confiança muito mais fraco. ”
Dorsey disse que a DEX será completamente descentralizada e sem a necessidade de permissão para uso, sem que ele mesmo ou a TBD exerça qualquer controle diferente sobre os outros pares na rede.
Jack Dorsey pode ser descrito como um maximalista do Bitcoin. O fundador da Square Payments disse no passado que acredita que o bitcoin será a moeda nativa da Internet. Ele cita os “princípios” da criptografia, sua “história de criação” e sua “resiliência” como os principais motivos.
Você acredita que o projeto dará certo? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: NFTs: futuro ou delírio coletivo? – Porque pagar milhões em um jpeg?