O Portal, um projeto das Finanças Descentralizadas (DeFi) sendo construído sob a blockchain do Bitcoin (BTC), levantou US$8,5 milhões da Coinbase, a maior exchange de criptomoedas dos Estados Unidos, para o financiamento do projeto em uma rodada de investimentos.
DeFi, ou finanças descentralizadas, são um conjunto de tecnologias que permitem a execução de determinados serviços financeiros em redes blockchain descentralizadas. Com base em uma tecnologia chamada Fabric, o Portal visa “implantar camadas resistentes à censura no topo da camada de base do Bitcoin”.
“Ao trazer uma exchange de camada 2 rápida e ponto a ponto – com a velocidade das exchanges centralizadas, mas com privacidade – a Portal está cumprindo a promessa de auto-soberania para todos. A tecnologia Fabric permite a privacidade da Camada 3 em transações entre cadeias e elimina a necessidade de custodiantes centralizados.” – afirmou o CEO da Portal, Eric Martindale.
Como o nome sugere, as soluções de segunda ou terceira camada permitem que os desenvolvedores implementem vários protocolos sob blockchains, permitindo novos casos de uso para a tecnologia.
Em outras palavras, os desenvolvedores estão trabalhando para criar um ecossistema DeFi completo baseado na blockchain do Bitcoin – em oposição ao Ethereum, onde a maioria dos protocolos DeFi residem atualmente.
Além da Coinbase Ventures, a lista de participantes do financiamento do Portal também incluiu ArringtonXRP Capital, OKEx, Republic.co, Shima Ventures, LD Capital, Monday Capital, GenBlock, Taureon, Autonomy Capital, Krypital e B21 Capital.
“A ponte descentralizada de cadeia cruzada é um dos problemas mais difíceis na criptografia no momento, especialmente porque várias blockchains ganham força real. Estamos entusiasmados em ver a abordagem nativa de Bitcoin do Portal para transferências multichain entrar em operação e fornecer um mecanismo de ponte alternativo para o número crescente de usuários ativos na rede.” – disse Michael Arrington, fundador do ArringtonXRP.
Brain Johnson, da Republic Capital, também argumentou que “a interoperabilidade é uma necessidade para o blockchain fazer uma ponte para o mundo financeiro convencional”. Como tal, o investimento da sua empresa no Portal foi construído “com este futuro em mente”.
Leia mais: El Salvador compra 150 bitcoins em queda do mercado