Gery Gensler explica o motivo de não ter aprovado um ETF de Bitcoin no mercado à vista

Gery Gensler - Presidente da SEC, Bitcoin ETF defi

O presidente da SEC, Gary Gensler, compartilhou por que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) decidiu aprovar um fundo negociado em bolsa de futuros de Bitcoin e não um ETF do mercado à vista.

Em uma entrevista à CNBC na terça-feira, o presidente da SEC, Gary Gensler, reiterou que sua agência “deve ser neutra em termos de tecnologia, mas não neutra em termos de políticas”. Ele afirmou:

“O que estamos tentando fazer é garantir o melhor que podemos dentro de nossas autoridades para trazer os projetos para o perímetro de proteção do investidor.”

“Os futuros de Bitcoin foram supervisionados por nossa agência irmã, a Commodity Futures Trading Commission [CFTC], que já tive a honra e o orgulho de servir lá e já faz quatro anos”, disse o chefe da SEC.

Ele acrescentou que um dos aplicativos “entrou em vigor com relação aos produtos na Chicago Mercantile Exchange [CME] que nossa agência irmã supervisiona”.

Respondendo a uma pergunta sobre por que a SEC aprovou um ETF de futuros de bitcoin, mas não um ETF à vista, Gensler observou que não fará comentários sobre qualquer aplicativo ou projeto específico. No entanto, ele esclareceu:

“O que você tem aqui é um produto que foi supervisionado por quatro anos por um regulador federal dos EUA, o CFTC, e que está sendo embalado dentro de algo que está dentro de nossa jurisdição, chamado Investment Company Act de 1940. Portanto, temos alguma capacidade de trazê-lo dentro da proteção do investidor.”

Ele enfatizou que o Bitcoin “ainda é uma classe de ativos altamente especulativa e os ouvintes devem entender que, por baixo disso, ainda tem o mesmo aspecto de volatilidade e especulação”.

O Proshares Bitcoin Strategy ETF, sob o ticker “BITO”, começou a ser negociado na terça-feira na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). “O fundo busca fornecer valorização do capital principalmente por meio da exposição gerenciada a contratos futuros de bitcoin”, detalha seu site, acrescentando que “não investe diretamente em bitcoin”.

Qual sua opinião sobre a decisão da SEC? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Criptomoedas podem “diminuir o papel global do dólar”, aponta relatório do governo Biden

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon junho 14, 2025

DeFi impulsiona ativos com linha de crédito bilionária

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza