Governo da China expulsa alto funcionário por defender mineradoras de Bitcoin

Partido Comunista da China - Bitcoin

Um relatório recente do South China Morning Post informou que Xiao Yi – ex-vice-presidente do Comitê Provincial de Jiangxi – não faz mais parte do corpo governante do Partido Comunista devido à sua conexão com as operações de mineração de Bitcoin e criptomoedas.

A declaração revelou que ele é o oitavo oficial de nível provincial a ser colocado sob investigação este ano, em meio à intensificação da campanha anticorrupção do presidente Xi Jinping. Entre todos eles, Xiao Yi é o político mais bem classificado a ser punido por apoiar operações envolvendo criptomoedas.

“[Xiao] violou o novo conceito de desenvolvimento e abusou de seu poder de introduzir e apoiar empresas a se envolverem em atividades de ‘mineração’ de moeda virtual que não atendem aos requisitos da política industrial nacional”, afirmou o governo chinês.

Além disso, a investigação considerou Xiao Yi culpado de outros crimes, como aceitar subornos e comparecer a festas que podem ter comprometido o cumprimento de seus deveres. A acusação concluiu que ele trocou o poder por dinheiro e concedeu privilégios a pessoas próximas a ele depois que lhe concederam propriedades.

No início deste ano, o governo chinês impôs uma repressão a todas as operações envolvendo criptomoedas, sendo a mineração uma delas. Antes disso, a nação mais populosa era a líder global de mineração, mas a primeira posição agora pertence aos EUA, seguido do Cazaquistão. 

A repressão chinesa também atingiu a Bitmain, empresa com sede em Pequim, conhecida como uma das maiores fabricantes mundiais de máquinas de mineração de bitcoin. A empresa revelou no mês passado que não entregaria mais suas plataformas de mineração para endereços na China continental.

Ainda assim, a nova política não afetou os clientes em mercados estrangeiros, uma vez que a empresa afirmou que “está trabalhando muito para garantir o abastecimento de clientes em todo o mundo”. Para atender à demanda por equipamentos de mineração em todo o mundo, a Bitmain também aumentou sua capacidade de produção de contêineres modulares de mineração – Antbox. 

Leia mais: Twitter vai ter uma equipe dedicada para aplicações descentralizadas

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza
PancakeSwap ultrapassa US$43 atingindo máximas históricas
icon julho 7, 2025

PancakeSwap otimiza DeFi com swaps crosschain em um clique

Escrito por Conny Chu
Minerador solo de Bitcoin
icon junho 6, 2025

Minerador solo desafia probalidades e conquista 3,151 Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza