Lira Turca colapsa sob governo de Erdogan – Bitcoin é uma solução?

Erdogan - Presidente da Turquia - Bitcoin.

A lira turca – a moeda nacional da Turquia – está em queda há três meses, perdendo cerca de 35% de seu valor em relação ao dólar americano e mais ainda em relação ao bitcoin. Este foi o resultado de políticas e decisões um tanto controversas do presidente Erdogan, a última das quais levou a uma queda diária de 15% em relação ao dólar americano.

Em setembro, o presidente Recep Erdogan também declarou guerra ao bitcoin, com o objetivo de abrir espaço para a implementação da lira digital. Desde então, a Turquia sofreu reveses econômicos significativos, enquanto a criptomoeda aumentou seu preço em quase 40%. 

A queda da lira tem causado inflação, que hoje gira em torno de 20%. Os bens e serviços básicos para os turcos, uma população de aproximadamente 85 milhões, aumentaram de preço, desvalorizando o poder de compra da população.

Muitos consideram que o presidente Erdogan e suas ordens controversas alimentaram os problemas financeiros do país. Tim Ash – Estrategista Sênior de Mercados Emergentes da Bluebay Asset Management – afirmou:

“Insano onde a lira está, mas é um reflexo do cenário insano de política monetária sob o qual a Turquia está operando atualmente.”

A queda de 15% da lira em relação ao dólar veio depois que o presidente dobrou sua política de redução das taxas para vencer sua “guerra econômica pela independência”. Mas a política monetária fraca do governo está enfraquecendo a moeda local.

A Turquia e o Bitcoin

Foi em abril de 2021 quando o governo local proibiu os investidores em criptomoedas de empregar os ativos digitais “direta ou indiretamente na prestação de serviços de pagamento e emissão de dinheiro eletrônico”.

Em vez de afastar a população das criptomoedas, as restrições tiveram o efeito oposto, e as buscas pelo Bitcoin no Google no país atingiram um recorde histórico. Em setembro, o presidente Erdogan anunciou nova medida contra a indústria de cripto-ativos ao declarar guerra ao Bitcoin, como uma estratégia para o desenvolvimento da lira digital.

“Estamos em uma guerra contra o Bitcoin. Porque continuaremos na estrada com o nosso dinheiro, que é a nossa identidade fundamental neste assunto.” – Disse ele na época.

Semelhante ao que aconteceu em abril, o interesse das pessoas pelo bitcoin aumentou enquanto a lira turca apresentava tendência de baixa em relação ao dólar e outras moedas nacionais.

Michael Saylor, CEO da MicroStrategy, recomendou a população do país a adotar o Bitcoin como forma de se proteger da inflação.

“A lira turca foi negociada em uma baixa de todos os tempos, de 12,50 liras para US$ 1, tendo desvalorizado mais 7% na terça-feira.”  Se você quiser sobreviver, converta seu capital de giro de TRY para USD. Se você quiser prosperar, converta todo o seu capital de TRY para #BTC.”

Leia mais: El Salvador aproveita queda e compra mais 100 bitcoins

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Quatro altcoins deixam bitcoin para trás na Coreia do Sul
icon novembro 27, 2024

Após 10 meses de silêncio nas redes sociais, Ren Protocol anuncia Ren v2

Escrito por Sabrina Coin
Ethereum supera Tron e volta a liderar emissões de USDT após dois anos
icon novembro 27, 2024

Ethereum supera Tron e volta a liderar emissões de USDT após dois anos

Escrito por Sabrina Coin
Justin Sun se torna maior investidor de projeto DeFi de Trump
icon novembro 26, 2024

Justin Sun se torna maior investidor de projeto DeFi de Trump

Escrito por Sabrina Coin