O Bitcoin foi projetado para ser uma rede resistente sob todos os aspectos que é possível observar. Do ponto de vista tecnológico e econômico, o bitcoin é o dinheiro mais forte criado pela humanidade.
E apesar de já ter sido “declarado morto” centenas de vezes nos últimos anos, isso não vai acontecer.
Do ponto de vista tecnológico, a rede Bitcoin é de longe um dos sistemas mais resistentes existentes atualmente. Através da sua blockchain (ou timechain, como diria Satoshi Nakamoto), todo o histórico de transações da rede é mantido em um livro registro inalterável.
A única maneira de causar um dano sério a rede Bitcoin é destruindo todas as cópias da blockchain, que hoje já ultrapassa as dezenas de milhares de unidades rodando em full nodes de bitcoin espalhados pelo globo.
Apesar de possuir uma clara limitação de transações possíveis em sua camada 1, como qualquer outra blockchain existente, o protocolo BTC está sendo construído sob um esquema de camadas, algo semelhante ao sistema financeiro atual.
Através da Liquid ou da Lighting Network, é possível realizar transações instantâneas de btc praticamente a custo zero. Além disso, dezenas de outras soluções, que podem e muito provavelmente irão tornar a maioria das altcoins inúteis, estão sendo desenvolvidas pelo ecossistema descentralizado do Bitcoin, que conta com figuras lendárias da computação e da criptografia, como Adam Back e Nick Szabo.
Apesar das críticas de alguns nomes proeminentes, como o próprio Warren Buffett, o Bitcoin é o dinheiro mais forte criado pela humanidade, sob todos os aspectos possíveis.
O Bitcoin é o ativo mais escasso existente, o único a criar a escassez digital com sucesso. O Bitcoin eleva sob todos os aspectos as moedas que o precederam, como o ouro e a prata. O bitcoin é o único ativo que não pode ser expropriado, exceto sob torutura e violência para retirar as chaves privadas.
Agora, além das propriedades que tornaram o BTC o melhor dinheiro da humanidade, a criptomoeda é a única que experimenta uma adoção global e institucional. Este efeito de rede, que deve continuar se retro-alimentando, tem o potencial de transformar o Bitcoin em um novo padrão monetário global.
Qual sua opinião sobre o Bitcoin? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: O bitcoin está substituindo o ouro como proteção contra inflação, diz bilionário Mike Novogratz