Na última terça-feira (07), uma empresa apresentou ao mundo uma cédula de bitcoin, um papel colorido que, supostamente, conta com segurança no armazenamento da moeda.
A criação da mesma tem como objetivo facilitar os meios de pagamento usando a criptomoeda. Além disso, segundo seus idealizadores, com as notas em espécie, os investidores poderiam armazenar seus bitcoins de maneira mais fácil.
A empresa criadora se chama Offline Cash e conta com três fundadores experientes na área de hardware, IoT e tecnologias. Com isso, a organização patenteou uma forma de emitir notas em espécie, com uso de tecnologias.
Será que essa nota de Bitcoin realmente funciona?
Anos atrás, quando Satoshi Nakamoto lançou o bitcoin, seu projeto pretendia ser uma moeda digital de ponto a ponto.
Mas, é claro, o mundo não para de avançar. Assim, com o tempo, empresas colocaram a criptomoeda em cartões de crédito e estão buscando cada vez mais meios que facilitem o pagamento usando a moeda digital.
Então, a criação da nota de bitcoin vem justamente com essa iniciativa: facilitar as formas de pagamento.
De acordo com seus idealizadores, as notas são impressas com grande tecnologia, com um chip embutido.
Portanto, o bitcoin armazenado com multsig pode ser validado por um NFC por qualquer pessoa que queira saber se existe BTC na nota. Ou seja, a nota seria verificável e os usuários poderiam saber se ela realmente tem o lastro que promete.
No primeiro momento, a nota contará com versões de 1, 2, 5 e 10 mBTC, sendo vendidas em pacotes de 2100.
“Uma criptomoeda física pode compreender um meio físico e um processador conectado. O processador pode gerar um par de chaves pública-privada ou o par de chaves pública-privada pode ser gerado de maneira segura e auditável externamente ao processador e armazenado no processador.
A chave privada pode permitir a execução de um contrato inteligente em um blockchain para transferir um ativo de um endereço inicial para um endereço de destino no blockchain.”
Vale destacar que as notas têm como objetivo o uso como meio de pagamento, mas também podem ser guardadas, como uma espécie de poupança pessoal.
Entretanto, pode-se resgatar as moedas depositadas, caso o proprietário dos bitcoins deseje. Neste caso, o valor da nota seria zerado.
Todos poderão ter acesso a criptomoeda
Um dos cofundadores do projeto apontou que a nota de bitcoin poderá ser usada por qualquer pessoa, sem a preocupação com senhas.
“Dinheiro é a forma mais comum de pagamento ponto a ponto, mas anteriormente era inviável emitir notas em dinheiro com auto-custódia, confiável e verificável. A Nota Bitcoin usa o mesmo tipo de técnicas de impressão que o dinheiro emitido pelo governo com um chip seguro adicionado.
Combinamos acessibilidade e portabilidade em quatro denominações a partir de 1/1000 de um Bitcoin. Agora todos, de crianças a avós, podem usar e manter Bitcoin sem a necessidade de contas ou senhas.”
Enfim, estamos falando de um projeto recém-criado e, por isso, a comunidade ainda sabe dizer se tal “inovação” é realmente séria e responsável. Mas, de qualquer forma, o lançamento chama a atenção dos investidores.
LEIA MAIS: Inflação nos EUA atinge nível mais alto em 40 anos