Minecraft proíbe o uso de NFTs nos servidores do jogo

Minecraft - NFTs

A Mojang, empresa por trás do desenvolvimento do popular game Minecraft, anunciou que está banindo o uso dos NFTs nos servidores do jogo.

O estúdio de propriedade da Microsoft compartilhou hoje uma postagem de notícias sobre as próximas alterações em suas diretrizes de uso do Minecraft, e todas são sobre NFTs. 

O Minecraft em breve banirá a tecnologia em servidores de jogos, que são executados independentemente por fãs e criadores, além de proibir o uso de imagens do Minecraft para criar projetos NFT.

“Para garantir que os jogadores do Minecraft tenham uma experiência segura e inclusiva, as tecnologias blockchain não podem ser integradas em nossos aplicativos de cliente e servidor, nem o conteúdo do jogo Minecraft, como mundos, skins, itens de persona ou outros mods, podem ser utilizados pela tecnologia blockchain para criar um ativo digital escasso”, diz o post.

Atualmente, a Mojang permite que os operadores de servidores do Minecraft cobrem para acessar suas experiências online personalizadas, mas o estúdio vê os NFTs como contrários ao “espírito do Minecraft”. 

Isso se deve aos modelos de escassez de NFT, na visão do estúdio, que podem limitar a capacidade dos jogadores de acessar recursos em determinados servidores.

“O preço especulativo e a mentalidade de investimento em torno das NFTs tiram o foco do jogo e incentivam o lucro, o que achamos inconsistente com a alegria e o sucesso de longo prazo de nossos jogadores”, acrescenta o post.

Além disso, existem projetos que transformaram os ativos do Minecraft em colecionáveis ​​da NFT, como o NFT Worlds, que vende terrenos virtuais que podem ser usados ​​em um servidor Minecraft personalizado.

De acordo com dados da CryptoSlam, a NFT Worlds gerou quase US$ 163 milhões em volume de negociação de NFT até o momento. 

Em um tweet hoje, o cofundador do NFT Worlds, ArkDev, observou que a equipe está tentando determinar como proceder após a mudança iminente das regras do Minecraft.

“Estamos trabalhando para descobrir até que ponto isso nos afetará e também temos possíveis pivôs planejados no pior caso absoluto que nos mantém em movimento. Nós não vamos embora.”

No servidor NFT Worlds Discord, a equipe observou as interações anteriores com os desenvolvedores do Minecraft e sugeriu que um “pivô” para o projeto era uma possibilidade.

“Estamos tão surpresos quanto você”, diz a mensagem. “Nós conversamos com o departamento de IP do Minecraft várias vezes no passado, como nossa postura sobre publicidade/IP dentro do jogo).”

“Eu sei que isso é motivo de extrema preocupação na comunidade, e é para nós também”, continua a mensagem do NFT Worlds. 

“Mas atualmente estamos [considerando] todas as opções e faremos o possível para descobrir outra opção daqui para frente, mesmo que seja um pivô”.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Brasil pode se tornar centro mundial para mineração de Bitcoin (BTC) com nova lei em discussão

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 14, 2025

Primeira Bolsa de imóveis tokenizados do mundo será lançada no Brasil

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 19, 2025

Bitcoins hoje: JP Morgan aposta no BTC contra o ouro à medida que uma Cruz de Ouro se aproxima

Escrito por Thiago Barboza
AI16Z
icon maio 8, 2025

AI16Z pode impulsionar o novo rali das criptomoedas com IA?

Escrito por Thiago Barboza