Gestora australiana exclui ETFs de Bitcoin e Ethereum após apenas 6 meses

O gestor de ativos por trás de dois dos primeiros fundos negociados em bolsa (ETFs) de criptomoedas da Austrália solicitou a remoção dos veículos de investimento apenas alguns meses após o lançamento.

O fundo responsável pelos ETFs da Cosmos Asset Management disse em uma carta à bolsa local de títulos e derivativos Cboe que estaria solicitando a revogação de seus fundos de Bitcoin e Ethereum do mercado.

O Cosmos Purpose Bitcoin Access ETF (CBTC) e o Cosmos Purpose Ethereum Access ETF (CPET) foram lançados em maio deste ano, juntamente com dois fundos rivais listados no mesmo dia.

Quando o CBTC começou a ser negociado em 12 de maio de 2022, o mercado das criptomoedas estava em colapso devido à quebra do ecossistema Terra.

Acredita-se que o mercado de baixa resultante tenha contribuído para as dificuldades da Cosmos, com fontes afirmando ao Australian Financial Review que a empresa lutou para obter tração suficiente para cobrir os altos custos de administração do fundo.

A Cosmos já havia sido de propriedade da mineradora de bitcoin Mawson Infrastructure, listada na Nasdaq, que minera nos EUA e na Austrália.

Mas a empresa decidiu vender a Cosmos depois de decidir que não queria estar no “jogo” dos ETFs, disse o executivo-chefe da Mawson.

A Cosmos trabalhou com a empresa canadense Purpose Investment e a especialista em custódia Gemini Trust para configurar os fundos. 

A K2 Asset Management é a entidade responsável tanto pelo CBTC quanto pelo CPET, enquanto o One Investment Group é responsável pelo DIGA.

Apesar da deslistagem, o presidente-executivo Dan Annan disse em comunicado à AFR que a empresa ainda acredita “fortemente” na classe de ativos.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: CEO da Binance explica investimento de US$ 500 milhões no Twitter

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu
icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 10, 2025

Bitcoins Hoje: preço desafia resistência chave perto de US$ 110 mil

Escrito por Thiago Barboza