Fragmentação do dólar está em andamento, afirma ex-secretário do Tesouro dos EUA

Dólar - EUA st

O ex-secretário do Tesouro dos EUA, Larry Summers, afirmou que o país está enfrentando novos desafios à medida que a China expande sua influência no cenário global.

Em uma nova entrevista à Bloomberg, Summers disse que enquanto os EUA estão liderando a campanha contra a agenda da Rússia na Ucrânia, países ricos em petróleo, como Arábia Saudita e Irã, estão começando a seguir os passos da China.

“A restauração das relações diplomáticas entre a Arábia Saudita e o Irã, mediada pela China, é um símbolo de algo que considero um grande desafio para os Estados Unidos. 

Estamos do lado certo da história com nosso compromisso com a democracia, com nossa resistência à agressão na Rússia. Estamos do lado certo da história, mas parece um pouco solitário.”

Summers também diz que outros países estão mais satisfeitos em estabelecer relações comerciais com a China do que com os EUA.

“Acho que há uma aceitação crescente da fragmentação e talvez ainda mais preocupante, acho que há uma sensação crescente de que o nosso pode não ser o melhor lado para se associar.

Alguém de um país em desenvolvimento me disse: ‘O que ganhamos da China é um aeroporto. O que recebemos dos Estados Unidos é uma palestra. Gostamos mais dos seus valores do que dos deles, mas gostamos mais de aeroportos do que de palestras’.”

Leia mais: 1 milhão de ETH são movidos após atualização

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 12, 2025

PayPal USD adota rede Stellar para novas aplicações

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza