Grande mineradora de Bitcoin vai otimizar rede elétrica de Abu Dhabi

A Marathon Digital Holdings firmou parceria com a Zero Two para montar uma operação de mineração de Bitcoin em Abu Dhabi, uma das maiores cidades dos Emirados Árabes Unidos.

Em especial, devido ao grande calor do Oriente Médio, os equipamentos desta operação funcionarão de maneira submersa em um líquido para evitar o superaquecimento. 

Computadores e equipamentos de mineração podem ser submersos em certos líquidos, como óleo mineral, para melhorar a refrigeração. Dessa forma, os equipamentos podem operar em capacidade máxima.

O óleo mineral, por exemplo, é um ótimo condutor térmico, porém não conduz eletricidade, o que impede que os equipamentos entrem em curto circuito.

As empresas formaram o Abu Dhabi Global Markets (ADGM), focado em acelerar as operações de mineração na região. Inicialmente, duas instalações com capacidade de 250 megawatts (MW) entrarão em operação.

Estima-se que a operação deva acumular um hashrate de 7 EH/s. A instalação deve entrar em funcionamento ainda este ano.

Os equipamentos de mineração, que são intensivos no uso de eletricidade, serão alimentados com a energia excedente das produtoras locais. Dessa forma, a mineração tem a capacidade de tornar a rede elétrica mais eficiente, mais lucrativa para as empresas e menos custosa para os consumidores domésticos e indústrias.

A mineração de Bitcoin é uma atividade que já consome mais energia que países inteiros, como a própria Argentina. A maior parte desses recursos são provenientes de fontes que seriam efetivamente desperdiçadas.

Dessa forma, regiões como o Texas, estão incentivando a entrada de mineradores no mercado para otimizar os grides elétricos.

Leia mais: Dinheiro esquecido: você pode ter criptomoedas sem saber

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoin bate ATH de US$ 76.900 após Fed reduzir a taxa de juros pela segunda vez consecutiva
icon novembro 20, 2024

ETFs de Bitcoin acumulam 9 mil moedas em um dia

Escrito por João Victor
MicroStrategy e Saylor acertam acordo de US$40 milhões em caso de fraude fiscal
icon novembro 22, 2024

Citron monta posição vendida nas ações da MicroStrategy

Escrito por João Victor
República na Rússia enfrenta crise energética com fazendas de Bitcoin escondidas em cavernas
icon novembro 21, 2024

Rússia proíbe mineração durante o inverno em algumas regiões

Escrito por João Victor