Candidato a presidência dos EUA declara apoio ao Bitcoin

Robert F. Kennedy Jr., candidato à presidência dos Estados Unidos pelo partido Democrata, declarou apoio ao Bitcoin e está recebendo o criptoativo nas doações para sua campanha.

Robert é sobrinho do ex-presidente John F. Kennedy e do ex-senador Robert F. Kennedy, tendo atuado nos últimos anos como advogado ambiental.

Robert realizou uma palestra durante a Bitcoin Conference 2023, onde declarou apoio à criptomoeda. Na página oficial da campanha, é possível realizar doações via cartão de crédito e bitcoin.

Entre as suas pautas de campanha, Robert prometeu separar com a junção corrupta entre iniciativa privada e estado. Este objetivo é semelhante ao promovido pelo setor de criptomoedas, que promove a separação da emissão de dinheiro dos governos e bancos e devolve aos indivíduos.

“Se eu concorrer, minha principal prioridade será acabar com a fusão corrupta entre Estado e poder corporativo que arruinou nossa economia, destruiu a classe média, poluiu nossas paisagens e águas, envenenou nossos filhos e roubou nossos valores e liberdades”.

O candidato mencionou que o bitcoin promove a descentralização de poderes, sendo suas características compatíveis com as ideias de liberdade, a qual foi fundado os Estados Unidos.

Criptomoedas influenciando eleições

O apoio do candidato ao mercado certamente tem o potencial de converter muitos votos, visto que milhões de americanos investem no setor de criptomoedas, ou demonstram interesse pelo mercado.

Esta não seria a primeira vez que o apoio ao mercado de criptoativos afetaria uma eleição. O presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol ganhou seu cargo apoiando o setor cripto em uma votação com baixa margem.

Yoon teve principalmente apoio dos mais jovens, que tendem a ter maior interesse no mercado de criptomoedas.

As opiniões de Robert vão de encontro com as de Donald Trump, que afirmou não gostar do bitcoin por ele ser uma ameaça à soberania do dólar americano.

“O Bitcoin parece uma farsa. Não gosto porque é outra moeda competindo com o dólar. Quero que o dólar seja a moeda do mundo; é o que sempre disse“.

Mais recentemente, Trump afirmou que o movimento de desdolarização que vem ocorrendo por uma série de países representa uma séria derrota para os EUA.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 13, 2025

Pi Network sobe para US$ 1,35, ultrapassando Polkadot e Toncoin 

Escrito por Thiago Barboza
memecoins
icon maio 12, 2025

MOODENG dispara 500% e lidera semana das memecoins

Escrito por Thiago Barboza
BRICS
icon maio 13, 2025

BRICS: Brasil e China firmam acordo para dizer adeus ao dólar

Escrito por Thiago Barboza